Saltar para o conteúdo principal

Plano de Cogestão da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira em consulta pública

Está a decorrer até dia 7 de maio o período de consulta pública relativo à proposta do Plano de Cogestão da PPLSSA (Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira). A proposta está disponível para consulta no átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras, nas sedes das Juntas de Freguesia e no site do Município. As observações e sugestões poderão ser apresentadas por escrito no Balcão de Atendimento do Edifício Multisserviços, por correio, ou através de correio eletrónico (para o endereço: geral@cm-tvedras.pt).

2 min de leitura
Imagem ilustrativa: Plano de Cogestão da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira em consulta pública

A proposta do plano de cogestão da PPLSSA, cuja elaboração foi promovida pela Câmara, foi apresentada publicamente numa sessão que se realizou no dia 21 de março, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho. A vereadora responsável pelo pelouro do Ambiente, Dulcineia Ramos, recordou que as serras do Socorro e da Archeira são áreas protegidas desde 2012. Nos últimos quatro anos realizaram-se no local cerca de 60 atividades para o público em geral, envolvendo cerca oito mil participantes, para além de atividades de sensibilização ambiental para cerca de mil alunos.

A apresentação do PPLSSA esteve a cargo de Maria do Rosário Oliveira, da empresa Loccimetro, que coordenou a elaboração do projeto em conjunto com técnicos do Município. Referiu que o plano pretende “determinar a estratégia a implementar com vista a valorizar e promover o território, sensibilizar as populações locais, melhorar a comunicação com todos os interlocutores e utilizadores, e integrar um programa de medidas e ações que concretizam essa estratégia”.

A execução da proposta do plano teve quatro fases. A primeira, de avaliação da paisagem, sendo definidas três unidades de paisagem no território: encosta da serra da Archeira e vale da Ribeira do Castelão; terras agrícolas da Mugideira e Caixaria; e floresta da serra do Socorro. Seguiu-se uma fase de definição dos Objetivos de Qualidade de Paisagem para a PPLSSA, tendo na mesma sido determinados 14 objetivos que se agrupam em três grupos temáticos. Na terceira fase, Desenho da Paisagem, foram identificadas as medidas de gestão consideradas necessárias para a prossecução de cada um dos Objetivos de Qualidade da Paisagem. Na quarta fase foi definido um programa de execução, um modelo de governança e um modelo de monitorização e avaliação da gestão da PPLSSA.