Saltar para o conteúdo principal

Novo livro de Manuela Catarino sobre o património de Torres Vedras

O livro Quatro recortes na paisagem: lugares e património de Torres Vedras (séculos XIV-XIX), da investigadora e professora de História, Manuela Catarino, foi lançado no dia 28 de junho nos Paços do Concelho de Torres Vedras.

2 min de leitura
Foto: CMTV
Foto: CMTV

Num exercício de partilha com o leitor de escritos guardados há vários anos e para o contributo do conhecimento da história local, num intercâmbio intergeracional de memórias, surge este livro. Quatro Janelas que se abrem sobre diversos cenários de vida e memória torrienses – o património histórico, ambiental e paisagístico dos tempos e homens do passado é a temática escolhida pela autora.

As boas-vindas da sessão ficaram a cargo da vereadora Ana Umbelino, que aproveitou o momento para contextualizar a formação e percurso profissional da autora, destacando o seu notável contributo para uma causa maior: conferir centralidade ao património na formação ao longo da vida, porque, refere Ana Umbelino, “a educação só estará completa se integrar a dimensão cultural”.

A apresentação deste trabalho historiográfico ficou a cargo de Maria Teresa Pereira, individualidade que tem contribuído em inúmeras iniciativas das publicações Turres Veteras e que percorreu o livro de forma transversal, deixando uma nota especial em relação ao rio Sizandro, com o qual tem uma forte ligação. Maria Teresa Pereira refere que “ninguém ama o que não conhece. Para se perceber as ruas, os meandros, a evolução, temos de os conhecer”, dando nota de que este livro contribui para se conhecer a história do concelho de Torres Vedras.

Manuela Catarino deixou um agradecimento a todos os que colaboram com a mesma. A autora referiu que este livro se fez de muitas horas de leitura, mas também de reflexão, constituindo-se como uma importante referência das memórias e da história do passado de Torres Vedras. Referiu ainda que “a História não se inventa, inventamos estórias”, enfatizando que o livro resultou de “um verdadeiro olhar, tal como os homens do Renascimento faziam, ver claramente visto”.

A ocasião terminou com uma sessão de autógrafos pela autora. Refira-se que Manuela Catarino reside em Torres Vedras e tem diversos estudos publicados no âmbito da história medieval e da história local torriense.

De referir ainda que, a edição e projeto gráfico desta publicação, que faz parte da Coleção Linhas de Torres, é de autoria da Câmara Municipal de Torres Vedras.