Saltar para o conteúdo principal

Óbidos reforça dimensão internacional do FÓLIO com lançamento em Granada

O Município de Óbidos lançou esta quarta-feira em Granada, Espanha, a 10.ª edição do FÓLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos, um dos mais relevantes festivais literários da Europa.

3 min de leitura
Foto: Denilson Andrade / CMO
Foto: Denilson Andrade / CMO

Um momento especial que veio reforçar os laços entre duas cidades unidas pela Literatura, pelo Património e pela Criatividade, há já vários anos, e “um passo significativo na cooperação cultural entre Óbidos e Granada, ambas Cidades Criativas da Literatura da UNESCO”, referiu, na abertura da sessão, Juan Ramón Ferreira, vereador da Cultura granadense.

Marifrán Carazo, presidente do município de Granada, sublinhou a importância desta colaboração, felicitando o seu congénere obidense “por apostar na Literatura e na Cultura como política fundamental da sua cidade”. “É o que estamos a fazer em Granada”, candidata a Capital Europeia da Cultura em 2031.

“Considero que as cidades que têm muito em comum devem trabalhar em conjunto, partilhar experiências. Devemos trabalhar em rede com outras cidades que possam consolidar a nossa estratégia. É isso que nos une”.

Na ocasião, Margarida Reis, vereadora da Cultura na câmara de Óbidos, afirmou que este foi um momento de orgulho, e muito importante para Óbidos. “Celebramos o 10.º aniversário do FÓLIO, “um marco em termos de reconhecimento de todo um percurso coletivo, assente em parcerias, colaboração, mas, e acima de tudo, na força da Literatura e da Cultura em geral como motores de desenvolvimento”.

“Reforça parcerias e traz outras, como a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, a Capital Mundial do Livro do Rio de Janeiro, e Granada, candidata a Capital Europeia da Cultura”, cidade com a qual desenvolve há já vários anos um programa de residências literárias para jovens escritores.

“As cidades criativas da Literatura têm cada vez mais o papel simbólico de nos recordar que as palavras podem ser pontes e que as histórias têm o poder de inspirar mudanças reais”, concluiu.

Uma relação sólida

Filipe Daniel, presidente da autarquia de Óbidos, salientou a relação entre “duas cidades irmãs”, unidas pela Cultura e pela Criatividade. Uma relação que “tem vindo a ser construída de forma sólida, através de residências literárias, intercâmbios de autores, tradutores e criadores e, mais recentemente, da presença de Óbidos na 43.ª Feira do Livro”. “São estas pontes que derrubam muros e que nos recordam que a Cultura não conhece fronteiras, mas, antes, que as transcende”.

Na sessão de lançamento do FÓLIO marcaram também presença Joana Pinho, da livraria Ler Devagar, Carla Raposeira, em representação da Fundação INATEL, e Pedro Rodrigues, administrador da Óbidos Criativa, que com o município organizam o festival.

Na sua intervenção, Joana Pinho enalteceu os 10 anos de FOLIO, numa edição que, uma vez mais, celebrará o poder da palavra, da linguagem - em construção permanente - mas também a construção de pontes, por meio da Literatura.

Carla Raposeira destacou, por seu turno, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Fundação INATEL, uma entidade que soma já 90 anos em prol da cidadania, criando atividades de democratização da Cultura e do ócio. No FÓLIO, é responsável pelo FÓLIO Folia - Palco INATEL, por onde passam músicos irreverentes de todas as latitudes.

Sob o tema “Fronteiras”

O FÓLIO 2025 realiza-se de 9 a 19 de outubro, de forma disseminada por vários locais do concelho.