Saltar para o conteúdo principal

Óbidos celebra Semana Santa com programa de Fé, Tradição e Cultura

De 12 a 20 de abril, a vila de Óbidos volta a ser um local de profunda devoção e reflexão, acolhendo uma das mais emblemáticas celebrações religiosas do País. A Semana Santa de Óbidos, que integra a Rede Europeia das Celebrações da Semana Santa e da Páscoa, une séculos de tradição a um programa envolvente, convidando fiéis e visitantes a viverem intensamente o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

3 min de leitura
Imagem ilustrativa: Óbidos celebra Semana Santa com programa de Fé, Tradição e Cultura

Com uma forte componente espiritual e histórica, este evento inclui procissões solenes, momentos de oração, concertos de música sacra e exposições, proporcionando uma experiência única de fé e recolhimento. Este ano, todos os concertos terão lugar no Santuário do Senhor Jesus da Pedra, espaço de grande significado religioso.
Cumprindo a tradição, a vila prepara-se para receber uma das semanas mais importantes para a comunidade. Óbidos veste-se a rigor, com decorações que simbolizam este período de reflexão e celebrações religiosas. Na entrada da vila volta a ser colocada a grande Cruz de Cristo e exibidas as colchas nas janelas na Rua Direita, que embelezam os espaços pitorescos e evidenciam este momento sagrado.
Este ano, todas as freguesias foram desafiadas a participar nos Tapetes de Flores e Sal, com grupos de voluntários do concelho. O objetivo deste momento consiste em juntar num ambiente festivo toda a comunidade, permitindo a criação de autênticas obras de arte, que embelezam espaços emblemáticos.
A programação da Semana Santa, que teve início a 9 de março com a chamada Procissão da Rapaziada, destaca-se pela Procissão dos Ramos, a 13 de abril, que evoca a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, seguida da Missa de Ramos. No mesmo dia, o Domingo de Ramos, realiza-se a Procissão do Senhor dos Passos, uma das mais marcantes da Semana Santa de Óbidos, celebração com mais de 400 anos de história, refletindo o caminho de Cristo até ao Calvário. No entanto, na véspera, 12 de abril, a tradição decorativa dos tapetes de flores e sal voltará a enfeitar a Rua da Porta da Vila, simbolizando a beleza efémera da vida e a passagem de Cristo.
A música sacra, expressão sublime da espiritualidade, será também parte essencial das celebrações, com três concertos no Santuário do Senhor Jesus da Pedra: "In Memoriam Sacrificii", com a Orquestra e Coro da Academia de Música de Óbidos, a 14 de abril; o Concerto do Coro Masculino e Dueto, com finalistas da Academia de Música de Óbidos, a 15 de abril; e "Domine Deus", pelo Coral Alma Nova & Sinfonietta de Óbidos, a 16 de abril. Todos os espetáculos têm início às 21h00.
Ainda no plano cultural, a exposição "Semana Santa em Óbidos", uma mostra fotográfica de Uli Schmidt, estará patente na Casa José Saramago de 12 de abril a 11 de maio, proporcionando uma perspetiva artística sobre a profundidade destas celebrações.
O Tríduo Pascal inicia-se com a Missa da Última Ceia e Lava-Pés, a 17 de abril, relembrando o maior gesto de serviço e amor de Cristo. No dia seguinte, 18 de abril, a Celebração da Paixão e a Procissão do Enterro do Senhor convidam à contemplação do sofrimento e entrega de Jesus pela humanidade. O ponto culminante da Semana Santa acontece com a Vigília Pascal, a 19 de abril, no Sábado Santo, e a Missa da Ressurreição, no Domingo de Páscoa, a 20 de abril, na Igreja de São Pedro, celebrando a vitória da vida sobre a morte e renovando a esperança cristã.
A Semana Santa de Óbidos é um evento de referência nacional, que alia a riqueza patrimonial da vila à profundidade da tradição religiosa. Com uma atmosfera de recolhimento e espiritualidade, esta celebração continua a ser um dos momentos mais marcantes do ano litúrgico, proporcionando aos fiéis uma vivência autêntica da Paixão e Ressurreição de Cristo. O evento é considerado o ponto alto do calendário litúrgico e cultural de Óbidos, sendo um acontecimento religioso importante para comunidade local, assim como para os vários milhares de peregrinos e turistas que assistem às cerimónias. 

Artigos Relacionados

Lourinhã | Atividade Brincar no Parque pretende juntar crianças e famílias em vários pontos do concelho

Dinamizada em colaboração com as Juntas de Freguesia de Reguengo Grande, de Santa Bárbara e União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, a atividade Brincar no Parque irá ocorrer em três momentos e locais diferentes, estando o primeiro agendado para o dia 12 de abril, no Parque Infantil da Junta de Freguesia do Reguengo Grande, o segundo para dia 10 de maio, no Parque de Fonte de Lima, e, a 1 de junho, no Parque da Cegonha (inserido nas comemorações do Dia Mundial da Criança).
2 min de leitura
Ler mais

Livro do obidense Alexandre Sousa distinguido em Bolonha

A obra “Cantos da Terra”, do escritor obidense Alexandre de Sousa, foi reconhecida entre as 150 mais impactantes do ano, na categoria Sustentabilidade, na Bologna Ragazzi Awards (BRAW) Amazing Bookshelf da Feira de Bolonha 2025, ao lado de outras novas referências da Literatura Infantil mundial.
1 min de leitura
Ler mais