Saltar para o conteúdo principal

Assembleia Municipal de Torres Vedras aprova revisão urgente do Orçamento para garantir fundos do PRR

A Assembleia Municipal de Torres Vedras aprovou por unanimidade, em reunião extraordinária no dia 24 de março, a segunda revisão ao Orçamento e às Grandes Opções do Plano da Câmara Municipal para 2025. A reunião teve um único ponto na ordem de trabalhos e foi convocada com caráter de urgência.

2 min de leitura
Imagem ilustrativa: Assembleia Municipal de Torres Vedras aprova revisão urgente do Orçamento para garantir fundos do PRR

O objetivo da revisão foi atualizar a distribuição de verbas para os projetos incluídos nas Grandes Opções do Plano, de forma a lançar rapidamente as respetivas empreitadas. Estão em causa três intervenções principais: a ligação da A8 à Área Empresarial das Palhagueiras, a Unidade de Saúde Familiar de A dos Cunhados e Maceira, e a conservação e valorização do Aqueduto.

A revisão tornou-se urgente após a decisão do Governo de manter a data-limite de execução do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) em 30 de junho de 2026. O município teve de antecipar prazos de projetos que estavam inicialmente previstos para 2027, sob pena de perder financiamento.

Entretanto, foi também fechado o acordo bancário que vai apoiar financeiramente a obra da ligação à A8, já refletido nos documentos aprovados, com valores e prazos programados.

Apesar do voto favorável, os partidos da oposição expressaram dúvidas sobre a viabilidade da reprogramação. Acreditam que o município poderá perder fundos do PRR por falta de tempo e acusaram o executivo socialista de inação e má gestão, alertando para o risco de maior endividamento e consequências para o futuro da população.

Em resposta, a presidente da Câmara, Laura Rodrigues, aceitou as críticas, mas lembrou que o processo “foi longo e sinuoso” e que muitos atrasos não dependeram do município. “Esperámos mais de um ano pela isenção de Impacto Ambiental”, justificou.

Artigos Relacionados

Deputados do Chega visitaram agricultores torrienses afetados pela tempestade Martinho

Na passada terça-feira, dia 25, uma comitiva de deputados do partido Chega, composta por Pedro Frazão e Bruno Nunes (presidente da Comissão de Poder Local e Ordenamento do Território da Assembleia da República), acompanhados da vice-presidente da Distrital de Lisboa, Patrícia Almeida, e por elementos da Concelhia da Torres Vedras, entre os quais Carlos Filipe, deputado municipal, visitaram várias empresas agrícolas para se inteirarem dos estragos provocados pela tempestade Martinho. O grupo visitou a Hortiar, a Carmo & Silvério Horticultura e ainda a Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa.
2 min de leitura
Ler mais