Saltar para o conteúdo principal

Lourinhã | Atividade Brincar no Parque pretende juntar crianças e famílias em vários pontos do concelho

Dinamizada em colaboração com as Juntas de Freguesia de Reguengo Grande, de Santa Bárbara e União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, a atividade Brincar no Parque irá ocorrer em três momentos e locais diferentes, estando o primeiro agendado para o dia 12 de abril, no Parque Infantil da Junta de Freguesia do Reguengo Grande, o segundo para dia 10 de maio, no Parque de Fonte de Lima, e, a 1 de junho, no Parque da Cegonha (inserido nas comemorações do Dia Mundial da Criança).

2 min de leitura
Imagem ilustrativa: Lourinhã | Atividade Brincar no Parque pretende juntar crianças e famílias em vários pontos do concelho

Brincar no Parque é um espaço aberto à comunidade, que visa proporcionar vivências diversificadas, ao ar livre, que aguçam os sentidos, põem o corpo em movimento e lançam desafios à criatividade. Pretende-se, com esta atividade, promover, de forma natural e espontânea, a relação, o afeto e o companheirismo nas famílias, através deste momento lúdico e recreativo, propício à descontração. No local, será colocada em exposição a Bandeirola dos Afetos.

A Bandeirola dos Afetos traduz-se na primeira etapa da atividade Cordão dos Afetos e foi lançada às entidades educativas com valência de creche e pré-escolar do setor público e privado, visando a construção de uma bandeirola personalizada em família e outra com as educadoras em contexto de sala, que representasse a dedicação e o afeto para com as crianças, culminando num cordão com todas as bandeirolas dos participantes. Esta atividade foi acolhida com dedicação, empenho e criatividade por salas de creche e pré-escolar das seguintes entidades: Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância D. Lourenço Vicente; Casa do Povo da Lourinhã; Os Batatinhas - creche do Centro Social e Paroquial da Moita dos Ferreiros; Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã; O Petiz - Associação Cultural e Educativa de Apoio à Criança e o Centro Social e Cultural de Ribamar, contabilizando-se o envolvimento de 44 salas e mais de 600 famílias.

Estas ações integram o projeto Crescer Juntos, uma iniciativa que emerge do grupo de trabalho GPS Educativo, constituído por representantes de entidades com responsabilidades socioeducativas no concelho da Lourinhã, e que agrega um conjunto de atividades que visam, de forma colaborativa e articulada, contribuir para a promoção do envolvimento parental, indo ao encontro de um diagnóstico realizado à comunidade educativa de creche e pré-escolar, envolvendo famílias, educadores e assistentes operacionais.

Artigos Relacionados

Ministro da Agricultura visita exploração em Óbidos afetada pelo mau tempo

O ministro da Agricultura visitou, no dia 27 de março, a exploração da Anthirium4You, na Quinta do Pedegral, no Sobral da Lagoa, que foi fortemente afetada pela intempérie que assolou a região. Na visita à empresa, que registou prejuízos a rondar os 190 mil euros e é responsável por 80% da produção de antúrio na Península Ibérica, José Manuel Fernandes manifestou disponibilidade para encontrar formas de apoiar os produtores afetados.
2 min de leitura
Ler mais