Saltar para o conteúdo principal

"A Roça da Esperança": Livro solidário de Andrea Ramos lançado em Torres Vedras

Foi lançado recentemente, no auditório dos Paços do Concelho de Torres Vedras, o livro solidário A Roça da Esperança, da autoria de Andrea Ramos. Trata-se de um projeto que une a literatura com a solidariedade, já que apoia as ações da MPC (missionários voluntários Mocidade Para Cristo) em São Tomé.

2 min de leitura
Foto: Joaquim Ribeiro
Foto: Joaquim Ribeiro

A sessão começou com um momento musical, com a atuação da cantora e compositora guineense, Dara Haniel, radicada em Torres Vedras há dez anos. Para Ana Umbelino, vice-presidente da Câmara Municipal, “Torres Vedras constrói-se muito deste esforço partilhado com pessoas de várias geografias”. Depois de elogiar Andrea Ramos pelos seus projetos solidários, escritora já com vários livros publicados e que neste se estreia também na ilustração, Ana Umbelino defendeu que “os livros são muito poderosos no sentido de mudar mentalidades”.

Este livro é um “grito de esperança e pretende alimentar uma geração que não tem esperança”, explicou Andrea Ramos. Por cada livro adquirido, será enviado outro para as crianças de S. Tomé. Conforme explicaram Yatha e Helen, dois missionários da organização “Conexões”, o livro é muito importante, porque “não basta ter panelas, não basta ter a barriga cheia para fazer a transformação, é preciso também mudar a mente e o coração”.

Graças a estes projetos e ações dos missionários, foi já enviado um contentor para S. Tomé com vários objetos, entre eles bicicletas, panelas e mobiliário para abrir uma escola. Foi possível abrir um jardim-de-infância em Água Sampaio, que abrange cem por cento das crianças daquela roça (aldeia). Qualquer pessoa pode ir para lá ajudar, seja o que for que saiba fazer. Existem férias solidárias, por exemplo, e a própria Andrea Ramos foi lá festejar o seu aniversário, com crianças que nunca tinham participado numa festa de aniversário.