Feira de São Pedro recebeu 233 mil visitantes
A edição deste ano da Feira de São Pedro, que teve lugar na Expotorres entre os dias 26 de junho e 6 de julho, atraiu cerca de 233 mil visitantes, segundo informação divulgada pela organização, a Promotorres.

O evento comemorou 732 anos, contando com cerca de 350 expositores, tendo estado 52 no pavilhão Expo, 61 no pavilhão Multiusos, 50 na área descoberta, 83 no mercado tradicional, 33 no mercado de artesanato, 27 espaços de divertimentos e jogos, 30 espaços de comida e bebida, com três restaurantes, 10 tasquinhas e cinco bares.
Os três grandes concertos tiveram lugar no Parque da Cerca de Santa Maria. Começaram no dia 4, com Plutonio que esgotou o recinto; dia 5 foi a vez de Carlão e; por fim, no dia 7, Xutos & Pontapés, que proporcionaram momentos inesquecíveis a todos os visitantes da Feira de São Pedro.
O Espaço Vinho nas Linhas teve os vinhos da região de Lisboa em destaque, contando com a presença de 14 produtores, com 41 referências de vinhos tinto, branco, rosé, espumante e licorosos. Um espaço que resulta de uma parceria com a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa já há alguns anos. O certame contou ainda com a presença da AIHO (Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste), com um espaço dedicado à produção hortícola.
O Auditório Feira de São Pedro - Caixa Agrícola de Torres Vedras acolheu várias conferências organizadas pela Agência Investir, abordando temas sobre agricultura, floresta e inovação. A Câmara Municipal de Torres Vedras destacou, na sua exposição, a importância do território como sendo um concelho para todos, desde o nascimento e em todas as fases da vida.
Ainda de acordo com a nota de imprensa da Promotorres, a Feira de São Pedro continuou a ser um EcoEvento Valorsul, assumindo, cada vez mais o compromisso de redução do impacto ambiental e, por isso houve um intenso trabalho de recolha seletiva de resíduos, óleos e resíduos alimentares, em que o valor monetário será entregue a uma instituição local. Também existiram ações de sensibilização antes e durante o evento, tais como uma campanha junto dos proprietários dos espaços de comida e bebida, com o intuito de sensibilizar a deposição seletiva de resíduos, através de uma distribuição de diferentes sacos; e esteve presente uma equipa de mochileiros que percorreu o recinto, para incentivar as práticas sustentáveis e aumentar a conscientização ambiental entre os visitantes da feira.
Ao nível da segurança e do socorro, o evento contou com a presença da Proteção Civil, PSP, GNR e GTP (Gabinete Técnico Florestal) num espaço de dinamização e conhecimento das identidades. Contou igualmente com a colaboração dos Bombeiros e da Cruz Vermelha de Torres Vedras. De destacar que a PSP voltou a marcar presença com a pulseira identificativa da campanha “Estou Aqui”, destinada a crianças dos dois aos 15 anos. Caso estas se sentissem perdidas ou necessitassem de ajuda, bastava apresentá-las a um adulto (polícia, militar, bombeiro, ou profissional de saúde), que identificava o código e acedia aos registos.