Sobral de Monte Agraço de luto pela morte de Sónia Ribeiro
A vila e o concelho do Sobral de Monte Agraço estão em choque com a morte prematura de Sónia Alexandra Ribeiro, de 53 anos, que faleceu esta segunda-feira, dia 7.

No dia 28 de junho, numa recriação história das Invasões Francesas em Boticas, Vila Real, um acidente com pólvora seca feriu gravemente Sónia Ribeiro e Arlindo Silva, ambos membros do Grupo de Recriação das Invasões Napoleónicas da Associação Cultura e Recreio 13 de Setembro, da qual Sónia era presidente da direção e principal impulsionadora, não só do grupo de recriação histórica, mas também dos bombos Treze a Rufar.
Os dois feridos foram internados nos cuidados intensivos da unidade de queimados do Hospital de S. José, em Lisboa. Esta segunda-feira Sónia Ribeiro não resistiu aos ferimentos e acabou por falecer.
Nas redes sociais foram publicadas várias mensagens de pesar pelo falecimento de Sónia Ribeiro. A Câmara Municipal do Sobral de Monte Agraço publicou uma nota onde a descreve como uma “pessoa profundamente envolvida na vida social do concelho, sendo presença constante em múltiplas iniciativas culturais, sociais e cívicas”.
O Partido Socialista do Sobral publicou igualmente uma nota de pesar, assim como o PCP, partido do qual era militante e membro da organização concelhia, sendo deputada suplente da Assembleia Municipal integrada na lista da CDU. “Ao longo da sua vida, a sua conduta pessoal e profissional nas funções que exerceu, granjeou um profundo respeito a todos quantos com ela tiveram o privilégio de trabalhar e privar. Será sempre recordada pela coragem, tenacidade, humildade, amizade e solidariedade que orientaram a sua vida. A Sónia esteve sempre disponível para a sua terra, para os seus amigos e para o seu partido”, pode ler-se na mensagem da CDU do Sobral de Monte Agraço.
Sónia Ribeiro era também dirigente sindical do STAL (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local), como funcionária da Junta de Freguesia de Santo Quintino. Mas a sua atividade cívica e associativa era ainda mais vasta. Pertencia ao grupo de costura solidária My Moyo, fazia parte da direção do Monte Agraço Futebol Clube e era bombeira do corpo ativo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sobral de Monte Agraço, que está a completar 112 anos de existência e cancelou todo o programa de comemorações previsto para esta semana.
O corpo de Sónia Alexandra Ribeiro está em velório esta terça-feira, dia 8, a partir das 17h, no quartel dos Bombeiros Voluntários do Sobral de Monte Agraço. Amanhã, dia 9, às 14h30, realiza-se o funeral a partir do quartel dos bombeiros para o crematório da Póvoa de Santa Iria.
À família enlutada Badaladas endereça as mais sentidas condolências.