SHN desenvolveu ferramenta inovadora para gestão de coleções paleontológicas
A Associação Leonel Trindade - Sociedade de História Natural (ALT-SHN) de Torres Vedras apresentou ao público no passado dia 26 de fevereiro o Sistema de Informação Geográfica Aplicado à Paleontologia (SIGAP), uma ferramenta única e inovadora no contexto da paleontologia nacional, que permite à associação gerir e estudar as suas coleções paleontológicas, atuais e futuras.

Este tipo de software é aplicado pela primeira vez numa área ainda pouco explorada pelas tecnologias da geoinformação, a paleontologia. Ao serviço da paleontologia nacional e europeia, está disponível para cientistas, investigadores e entidades acreditadas.
Começou a ser desenvolvido em 2010, por André Mano, responsável pelo Departamento de Informação Geográfica da ALT – Sociedade de História Natural, tendo estado também na base da tese de mestrado do investigador.
O SIGAP foi construído de forma a poder ser utilizado por não especialistas em geoinformação e permite georreferenciar as cerca de 320 jazidas paleontológicas dispersas pelo litoral da região Oeste, entre os concelhos de Torres Vedras e Nazaré, de onde provêm os fósseis das coleções que são geridas pela SHN. O sistema congrega toda a informação produzida pela SHN sobre essas jazidas ao longo dos últimos anos, de modo a permitir além da caracterização do acervo paleontológico e a georreferenciação das respetivas jazidas, a possibilidade de otimizar tempo e recursos investidos na sua investigação e valorização, bem como permitir uma atuação mais célere em jazidas em risco de destruição, explicaram os investigadores.
A sessão contou com a presença da vice-presidente da autarquia, Ana Umbelino, Bruno Camilo, presidente da SHN, e Nuno Patrício, responsável pela Divisão de Gestão Urbanística
Antes da apresentação do sistema, por André Mano, o presidente da SHN recordou os “27 anos de gestão do património paleontológico” da associação. A Sociedade de História Natural (SHN) tem à sua guarda uma das maiores coleções de fósseis do Jurássico Superior da Península Ibérica, composta quer por vertebrados quer por invertebrados.
Artigos Relacionados

Bombeiros torrienses integraram combate às chamas no norte e centro do país

Convívio de verão em Runa do Núcleo de Torres Vedras da Liga dos Combatentes

Sete entidades culturais do Concelho apoiadas pela 2.ª edição do programa “LVT +Cultura”
