Saltar para o conteúdo principal

SHN desenvolveu ferramenta inovadora para gestão de coleções paleontológicas

A Associação Leonel Trindade - Sociedade de História Natural (ALT-SHN) de Torres Vedras apresentou ao público no passado dia 26 de fevereiro o Sistema de Informação Geográfica Aplicado à Paleontologia (SIGAP), uma ferramenta única e inovadora no contexto da paleontologia nacional, que permite à associação gerir e estudar as suas coleções paleontológicas, atuais e futuras.

2 min de leitura
Imagem ilustrativa: SHN desenvolveu ferramenta inovadora para gestão de coleções paleontológicas

Este tipo de software é aplicado pela primeira vez numa área ainda pouco explorada pelas tecnologias da geoinformação, a paleontologia. Ao serviço da paleontologia nacional e europeia, está disponível para cientistas, investigadores e entidades acreditadas.

Começou a ser desenvolvido em 2010, por André Mano, responsável pelo Departamento de Informação Geográfica da ALT – Sociedade de História Natural, tendo estado também na base da tese de mestrado do investigador.

O SIGAP foi construído de forma a poder ser utilizado por não especialistas em geoinformação e permite georreferenciar as cerca de 320 jazidas paleontológicas dispersas pelo litoral da região Oeste, entre os concelhos de Torres Vedras e Nazaré, de onde provêm os fósseis das coleções que são geridas pela SHN. O sistema congrega toda a informação produzida pela SHN sobre essas jazidas ao longo dos últimos anos, de modo a permitir além da caracterização do acervo paleontológico e a georreferenciação das respetivas jazidas, a possibilidade de otimizar tempo e recursos investidos na sua investigação e valorização, bem como permitir uma atuação mais célere em jazidas em risco de destruição, explicaram os investigadores.

A sessão contou com a presença da vice-presidente da autarquia, Ana Umbelino, Bruno Camilo, presidente da SHN, e Nuno Patrício, responsável pela Divisão de Gestão Urbanística

Antes da apresentação do sistema, por André Mano, o presidente da SHN recordou os “27 anos de gestão do património paleontológico” da associação. A Sociedade de História Natural (SHN) tem à sua guarda uma das maiores coleções de fósseis do Jurássico Superior da Península Ibérica, composta quer por vertebrados quer por invertebrados.

Artigos Relacionados

Amigos unem-se para ajudar Paulo a enfrentar despesas de recuperação

Em 2018, aos 49 anos, a vida do torriense Paulo Crispim “mudou drasticamente”. Até ali ele era um “artista floral talentoso” e foi o criador da «Rosa Tribal», uma “marca registada” que lhe trouxe reconhecimento pelo seu “trabalho único”. Infelizmente, um enfarte seguido de uma paragem cardiorrespiratória deixou-o com “encefalopatia anóxica”, comprometendo gravemente a sua “mobilidade, fala e independência”.
2 min de leitura
Ler mais

Jardim Literário Pop-Up convida à leitura e ao encontro no Largo Wellington

No dia 26 de março foi inaugurado o Jardim Literário Pop-Up, uma instalação temporária que permanecerá no Largo Wellington até 31 de julho. Trata-se de um projeto de arquitetura paisagística, com que se pretendeu transformar o espaço num jardim ornamental e hortícola com zonas de estar, lazer e de cultivo e onde é possível aceder a livros, por oferta e troca, que se encontram em duas bibliotecas livres.
2 min de leitura
Ler mais