Prémio Infante D. Henrique premeia alunos da Escola Internacional de Torres Vedras
A Escola Internacional de Torres Vedras (EITV) foi recentemente palco da cerimónia de entrega das medalhas do Prémio Infante D. Henrique, uma distinção internacional que reconhece jovens pelo seu mérito em competência sociais, culturais, físicas e de voluntariado. O Duque de Bragança que presidiu à cerimónia, enalteceu a coragem, a resiliência e o espírito de aventura dos 29 jovens premiados, que representam a importância da educação não formal na preparação de cidadãos conscientes e ativos. O prémio enfatiza o papel da escola como promotora de uma educação que valoriza o caráter, a empatia, a ética e o espírito empreendedor.

Eduardo Castro, diretor pedagógico da EITV, sublinha o impacto transformador do prémio na vida dos jovens: “Quando procurámos a Fundação do então chamado Prémio Infante D. Henrique, fizemo-lo movidos por mais do que um mero desejo de reconhecimento. Queríamos uma ferramenta que os desafiasse, que os fizesse crescer, que lhes desse sentido e propósito. A adesão ao programa não foi uma escolha casual, mas um compromisso consciente com uma educação integral e humanista”.
O prémio está estruturado em três níveis (bronze, prata e ouro), acessíveis a jovens a partir dos 14 anos e inclui atividades voluntárias em quatro áreas fundamentais: Serviço à Comunidade, como o apoio à infância, ambiente ou sala de estudo; Talentos Pessoais, como a participação no Parlamento dos Jovens ou outros projetos de música, teatro e dança; Atividades Desportivas, em qualquer género de desporto; e Espírito de Aventura, que envolve expedições e explorações em grupo, sob orientação de monitores.
Na EITV, o programa tem vindo a afirmar-se como uma certificação de competências reconhecida internacionalmente por universidades e empresas, estando a funcionar como um catalisador de trajetos de vida com propósito e excelência. O Duque de Bragança destaca a relevância da educação para além da sala de aula: “Num mundo em constante mudança, é reconfortante e inspirador ver uma geração que escolhe crescer não apenas em conhecimento, mas em caráter”.
A cerimónia contou ainda com a presença da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, que acrescenta: “A liderança cívica, o serviço à comunidade, a resiliência perante a adversidade e a valorização do mérito são, e serão sempre, princípios orientadores da nossa ação”.
Artigos Relacionados

Prémio Infante D. Henrique premeia alunos da Escola Internacional de Torres Vedras

Programa “Voluntariado em Torres Vedras” e nova plataforma potenciam sinergias

Interrupção do abastecimento de água na zona de São Domingos de Carmões
