Sessão de lançamento de livro de homenagem a João Bonifácio Serra
«Tu fazes parte», livro de homenagem a João Bonifácio Serra, o qual é apoiado pelo Município de Torres Vedras e editado pela Tinta da China, será apresentado no próximo dia 29 de abril, pelas 18h30, no Anfiteatro II da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, numa sessão que contará com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Coordenado por José Pedro Castanheira, Deolinda Pereira de Barros, José Gameiro, Jorge Simões e Nicolau Borges, Tu fazes parte é uma publicação que conta com a contributos de 92 pessoas - políticos de vários partidos, historiadores, académicos, antigos alunos, jornalistas, familiares, amigos - que apresentam episódios pessoais, depoimentos, recordações, poemas, fotografias e até composições artísticas inéditas. No final do livro, dá‑se voz ao homenageado, com uma dezena de textos tão múltiplos e ricos como os seus interesses, desde a dissertação que proferiu na sua última aula até um conto infantil oferecido aos netos.
Refira-se que «Tu fazes parte» foi uma máxima criada pelo próprio João Bonifácio Serra, que sintetiza de forma lapidar e eficaz o modo como entendia a cidadania: enquanto participação, colaboração e compromisso de todos e cada um dos cidadãos num devir comum. Foi este conceito que aplicou nas múltiplas atividades da sua vida multifacetada.
João Bonifácio Serra (1949 - 2023) foi historiador, investigador, professor, gestor cultural, escritor, político e cidadão empenhado. Investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, lecionou diversas cadeiras na Faculdade de Letras de Lisboa, na Universidade Nova de Lisboa, no ISCTE e na Universidade Lusófona. Trabalhou durante dez anos no Palácio de Belém com o presidente Jorge Sampaio, de que foi o último chefe da Casa Civil. Dirigiu o projeto Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012 e coordenou a candidatura de Leiria a idêntico estatuto para 2027. Colaborou em múltiplas iniciativas culturais de numerosas autarquias, especialmente da região Oeste. Foi fundador, nas Caldas da Rainha, da Associação Património Histórico e da Escola Superior de Artes e Design, onde foi professor titular. É autor de mais de uma centena de trabalhos publicados, em particular sobre o movimento republicano, a I República e a história da cerâmica. Membro da Academia Nacional de Belas-Artes, foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo e com a Ordem da Liberdade.