"Reserva" festeja cultura vitivinícola torriense de 30 de maio a 1 de junho
A quinta edição do Reserva - Fórum de Inovação de Gastronomia e Vinho de Torres Vedras realiza-se de 30 de maio a 1 de junho, nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV). O evento, com entrada gratuita, dá a conhecer a atividade produtiva do município na área do vinho e da gastronomia, numa celebração da tradição da cultura vitivinícola torriense, salientou a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, durante a apresentação do Reserva, no passado dia 12.

Destinado ao público em geral e profissionais dos setores do vinho, enoturismo, gastronomia, restauração e serviços, o Reserva tem como objetivo valorizar o trabalho dos produtores, promover e destacar projetos inovadores que conectam o universo do vinho à identidade do território, assim como às tradições que preservam e celebram essas vivências.
“É muito importante fazer a ligação entre produtores, adegas e consumidores”, disse a autarca, salientando a relevância do desenvolvimento economia ligada à cultura da vinha para a economia de todo o concelho. A autarca considera este “um evento ganhador” e espera
um maior número de visitantes na edição deste ano.
A 5.ª edição do Reserva conta com 15 produtores de vinho locais, nove produtores de vinho da CVR Lisboa e a região convidada é a Cidade do Vinho 2025, composta pelos municípios de Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa. A programação inclui atividades diversificadas, como momentos musicais, tertúlias, workshops e showcookings. Conta com vários produtores de pastel de feijão e de uvada, aos quais se junta uma variada oferta de comida de rua.
Dulcineia Ramos, vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, realçou as novidades da edição deste ano, como a possibilidade de aquisição de vinhos no evento e a abordagem de “temas disruptivos”, nomeadamente as tertúlias sobre a qualidade e a importância do vinho bag-in-box ou sobre as alterações climáticas e a plantação das vinhas.
A autarca apresentou a programação e realçou as provas comentadas com o enólogo revelação do ano 2024, Jorge Mata, o curso de iniciação à prova de vinhos com o sommelier Pedro Ramos, intitulado “Vinho para Totós”, e a prova comentada com o enólogo premiado Pedro Ribeiro, entre outros.
Na área da gastronomia, destaque para a participação da artista Joana Barrios e da chef de pastelaria La Dolce Rita. O concurso de Gastronomia e Inovação lançado no ano passado às escolas de hotelaria da região volta a realizar-se, bem como os concursos de sobremesa com pastel de feijão e uvada.
A música está também presente no evento, com DJ e a atuação de Milhanas no dia 30, um concerto de Ricardo Ribeiro no dia 31 e a versão Baile com Pé de Chumbo com o grupo “Não és tu, sou eu”, dia 1 de junho.