Saltar para o conteúdo principal

Festival ERMO transforma aldeia da Ermegeira num percurso artístico

Nos próximos dias 25 a 30 de agosto, a aldeia da Ermegeira (Torres Vedras) recebe a primeira edição do Festival ERMO — uma iniciativa cultural que transforma casas, ruas e memórias locais num percurso artístico e comunitário.

1 min de leitura
Imagem ilustrativa: Festival ERMO transforma aldeia da Ermegeira num percurso artístico

Organizado por um consórcio de três entidades artísticas da Ermegeira - o Galinheiro Criativo, a Inopinatum - Associação Cultural e a Sociedade Filarmónica Ermegeirense, o festival propõe albergar residências artísticas com criadores de diferentes áreas (dança, multimédia, têxtil, música, artes visuais, artes plásticas), que ao longo de uma semana viverão e criarão com os habitantes da aldeia. No dia de apresentação ao público - dia 30 de agosto, os espaços exteriores das casas e as ruas da aldeia tornam-se palcos vivos, revelando obras criadas em colaboração entre artistas e comunidade.

O Festival ERMO convida a repensar o isolamento rural como ponto de encontro e abundância cultural, afirmando a Ermegeira como um território fértil de criação, diálogo e proximidade.

Serão dias de partilha, arte e descoberta, com um percurso de apresentações artísticas, conversas abertas, jantar da aldeia e concerto final com a banda filarmónica local.