Saltar para o conteúdo principal

«Parque Papa Francisco» foi inaugurado em Loures

Foi inaugurado na tarde do dia 27 de junho último em Loures o novo «Parque Papa Francisco», um espaço requalificado junto ao rio Trancão que celebra a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 e pretende deixar um “legado de paz, ecologia e compromisso cívico”. O ato público contou com a presença do patriarca de Lisboa, Dom Rui Valério, que benzeu o local e enalteceu o seu “valor simbólico”.

1 min de leitura
Imagem ilustrativa: «Parque Papa Francisco» foi inaugurado em Loures

“Este é um lugar dedicado à animação cultural, à criatividade, mas sobretudo é um local de memória. É de memória que tem um alcance não apenas local, nem nacional, mas que tem um alcance e uma amplitude internacional. Hoje, junto a esta maravilhosa efeméride que celebra a presença e a passagem do Papa Francisco, nós colocamos em letras grandes a palavra paz. Porque foi com o coração que o Papa Francisco veio até nós e quem passa aqui é exatamente o palpitar do coração que vai sentir dentro de si próprio”, disse o prelado.

Presente esteve também o ex-presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, Dom Américo Aguiar, que agradeceu ao município de Loures na pessoa do seu edil, Ricardo Leão, pela colaboração decisiva. “Nunca uma JMJ teve um legado como este. Foi a primeira vez que, no local onde ela decorreu, nasceu um parque com esta importância ecológica e social”, lembrou o cardeal.