Parceiros da Rede Social de Torres Vedras visitaram Odemira
Os parceiros da Rede Social de Torres Vedras realizaram uma visita de campo ao Município de Odemira, com o objetivo de conhecer as políticas e boas práticas de integração voltadas para a população migrante. A visita foi organizada no âmbito do Plano de Ação da Comissão Social Inter-Freguesias do Interior, e contou com a participação de 16 entidades pertencentes ao Conselho Local de Ação Social de Torres Vedras.

Durante a visita, os participantes puderam conhecer a estratégia local de Odemira para a migração, com destaque para os projetos que têm promovido a inclusão da população migrante no Alentejo Litoral e Algarve. A apresentação da Rede Social de Odemira e a partilha de experiências pela Comissão Local para a Interculturalidade abriram o evento, seguido por uma sessão com a Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos concelhos de Odemira e Aljezur (AHSA), um dos principais parceiros no processo de integração.
A manhã foi marcada pela apresentação do projeto artístico “Novo Bowing”, que utiliza a arte para promover a inclusão dos migrantes. O projeto adota uma abordagem interdisciplinar e participativa, visando integrar os migrantes na comunidade local de maneira inovadora e inclusiva.
Na parte da tarde, o grupo visitou a Vila de São Teotónio, uma freguesia de Odemira com o maior número de residentes migrantes, onde puderam conhecer diversos projetos de intervenção social e comunitária promovidos pela Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira (TAIPA). A visita foi precedida de um almoço no restaurante pedagógico da Escola Profissional de Odemira, onde alunos estrangeiros que frequentam cursos de Restauração, Cozinha e Pastelaria contribuem para a formação e integração no mercado de trabalho local.
A visita reafirma o compromisso da Rede Social de Torres Vedras com a melhoria das políticas sociais e a integração da população migrante. As comissões sociais, como a Comissão Social Inter-Freguesias do Interior, desempenham um papel essencial na articulação entre entidades locais, no fomento de redes de apoio e na implementação de estratégias para combater a pobreza e a exclusão social.
Composta por um conjunto de entidades locais, incluindo câmaras municipais, escolas, associações e forças de segurança, a Rede Social de Torres Vedras procura constantemente melhorar os serviços prestados à população, em especial àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade.
A cooperação interterritorial, como ficou evidenciada nesta visita, é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de soluções eficazes e inovadoras para a integração e a melhoria da qualidade de vida das comunidades.
Artigos Relacionados

Prémio Infante D. Henrique premeia alunos da Escola Internacional de Torres Vedras

Programa “Voluntariado em Torres Vedras” e nova plataforma potenciam sinergias

Interrupção do abastecimento de água na zona de São Domingos de Carmões
