Saltar para o conteúdo principal

Palma Ramalho visitou Lar da Misericórdia em Torres Vedras e reuniu com IPSS na Lourinhã

Maria do Rosário da Palma Ramalho esteve no Oeste a convite de Marco Claudino para participar na campanha da AD-Coligação PSD/CDS para as legislativas de 18 de maio.

2 min de leitura
Imagem ilustrativa: Palma Ramalho visitou Lar da Misericórdia em Torres Vedras e reuniu com IPSS na Lourinhã

A também Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social esteve no Lar da Misericórdia de Torres Vedras, sita no Sarge, onde, recebida pelo Provedor Gonçalo Patrocínio e vários mesários, teve oportunidade de conhecer presencialmente as várias respostas sociais dadas no equipamento, que incluem não apenas o Lar, como o Centro de Dia e o edifício Domus.

De seguida, Palma Ramalho deslocou-se para a Lourinhã, tendo, no Centro de Dia da Misericórdia Local, reunido com dezenas de representantes das IPSS da região Oeste de Lisboa para falar sobre os desafios atuais do setor social e solidário, apresentando os resultados da governação, assim como as propostas da AD para os próximos 4 anos.

Num debate bastante participado, Palma Ramalho destacou algumas das medidas implementadas, desde logo no que se refere ao aumento geral dos pensionistas e ainda à atribuição do suplemento extraordinário das pensões; ou ao aumento por duas vezes do valor do Complemento Solidário para Idosos; passando pela atribuição, a 100%, dos medicamentos para quem os beneficiários do Complemento Solidário. Deu nota ainda de outras medidas como da digitalização da segurança social, que permite respostas mais rápidas aos cidadãos.

Fez também uma referência às IPSS e ao diálogo próximo que o Governo manteve com o setor social com foco na garantia da sustentabilidade e previsibilidade deste setor, sublinhando a maior atualização de sempre das comparticipações do Estado paras estas instituições que são verdadeiras “parceiras do Estado”, tendo dado nota do novo Acordo com o Setor Social e Solidário que reforçou as verbas em mais de 220M€ e ainda da duplicação da percentagem de IRS que cada pessoa pode consignar para as entidades sociais

Marco Claudino, que lembrou ter sido aluno de Palma Ramalho na Faculdade de Direito de Lisboa, elogiou o espírito de missão da governante. Para o também deputado à Assembleia da República “a Professora Palma Ramalho é Catedrática de Direito. Tem uma carreira profissional e académica ímpares e uma mulher de extraordinária categoria. Tinha seguramente uma vida mais tranquila antes de vir para o Governo, mas aceitou emprestar o seu conhecimento e experiência ao serviço do País. E isso é merecedor do nosso agradecimento e reconhecimento”.