Saltar para o conteúdo principal

Município torriense distribuiu 558.955 euros para apoio à atividade física no concelho

A sessão de assinatura dos contratos do “Programa de Apoio à Atividade Física” da Câmara Municipal de Torres Vedras, relativa à época de 2024/2025, realizou-se no dia 2, no auditório do Edifício Paços do Concelho.

3 min de leitura
Foto: CMTV
Foto: CMTV

No âmbito desta edição do programa foi atribuído um montante total de 558.955 euros a 52 associações, representando este valor um aumento em 87.725 euros face à época anterior. Segundo uma nota de imprensa da autarquia, esta foi a época que registou um maior número candidaturas e o valor mais elevado de apoios, o que se deve ao aumento no número de atletas federados e ao facto de passarem a ser consideradas candidaturas a eventos com apoios superiores a 2.500 euros.

Na ocasião, a presidente da Câmara destacou a promoção da Ética no Desporto, pelo Município, com atividades alinhadas a este eixo e que, referiu, “fazem cada vez mais sentido na sociedade atual”, dando como referência o incremento de certas modalidades e da representatividade feminina. Laura Rodrigues endereçou ainda um agradecimento a todas as entidades desportivas pela sua importância na promoção de uma vida saudável e ativa, das crianças e jovens do concelho.

O “Programa de Apoio à Atividade Física” municipal divide-se em cinco subprogramas, sendo o mais significativo o de apoio à atividade física federada. Em 2024/2025 foram abrangidos por este subprograma 3.908 atletas federados dos escalões de formação de 19 modalidades, com prevalência para o futebol, representando um investimento de 353.890 euros.

Relativamente ao subprograma de promoção da atividade física não federada, que se destina a apoiar atividades regulares com enquadramento técnico, foi alocado um valor de 170.250 euros. Atividades aquáticas e fitness são as que apresentam maior prevalência neste subprograma, através do qual foram apoiados 210 eventos desportivos, com uma verba de 68.900 euros.

A formação de agentes desportivos, subprograma que visa a melhoria do desempenho das organizações e das pessoas envolvidas nos processos de desenvolvimento do desporto no concelho, permitiu apoiar a organização e participação em ações de formação com um montante de 10.569 euros. Possibilitou a organização de 38 ações de formação pelos clubes e a participação de 11 associações.

O subprograma de apoio à promoção da ética no desporto, iniciado em 2019/2020, registou um aumento no valor do apoio para entidades com certificação da bandeira da ética, passando de mil para dois mil euros. Foram apoiadas cinco associações, quatro com bandeira da ética (Física, Torreense, Sp. Torres e Clube Karaté Shodai) e uma com um projeto certificado (Janitas), num investimento total de 8.500 euros.

O apoio ao desporto para pessoas com deficiência, subprograma criado em janeiro de 2022, que possibilita a frequência gratuita de atletas nas atividades, contou com um investimento de 15.851 euros. Por meio deste subprograma foram apoiados três atletas, integrados em ofertas desportivas já existentes (atletismo e escalada) e 39 em ofertas desportivas específicas, bem como 15 atividades criadas especificamente para pessoas com deficiência, promovidas por quatro clubes (Voleibol Madeira Torres, Clube Académico Penafirme, Física e APECI).

De destacar que foi criado um apoio específico para os clubes que desenvolveram processos de certificação, como entidades formadoras de futebol e futsal masculino e feminino, pela Federação Portuguesa de Futebol.   valor do apoio à organização de provas de estrada e corta-mato, do Campeonato Municipal de Atletismo, passou de 400 para 500 euros.