Saltar para o conteúdo principal

Inauguração do restauro da torre sineira da igreja da Maceira

O restauro da torre sineira da igreja da Maceira, um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Torres Vedras em 2023, foi inaugurado no passado dia 10, após a celebração da Eucaristia.

2 min de leitura
Foto: Eunice Francisco
Foto: Eunice Francisco

A torre da igreja da Maceira volta a destacar-se com dignidade renovada e segurança, no centro da freguesia. Do alto dos seus cerca de 30 metros, e no meio de tantos barulhos, o toque dos seus sinos é “sinal de Deus que chama, que convida”, sublinhou o pároco Pe Rodrigo Alves, que salientou a importância do restauro para a comunidade, pois foi a população que se uniu para construir a igreja, há mais de 70 anos, “numa altura em que só o que tinham era uma casa cheia de filhos e quase nada para comer”, salientou Francisco Inácio, proponente do projeto.

“Fica-nos bem cuidar e estimar este património”, que estava degradado, sem ter sido intervencionado ao longo de décadas. A torre estava “abandonada e cheia de lixo”, e o sistema que suportava os sinos estava corroído e ameaçava partir a qualquer momento, segundo Francisco Inácio. O suporte dos sinos foi reforçado, o espaço foi remodelado, o relógio colocado, as janelas foram substituídas e a torre, com os seus 116 degraus, está agora pintada de fresco, o que resultou de um investimento de cerca de 40.700 euros, comparticipados em 18.900 euros através do Orçamento Participativo, e o restante com a ajuda dos ofertórios das Missas.

Durante a cerimónia, que contou com a presença da presidente e da vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues e Ana Umbelino, respetivamente, Francisco Inácio referiu, no entanto, que a igreja continua a necessitar de obras. Segundo aquele responsável, é preciso reparar o telhado e a comunidade muito gostaria de conseguir pintar o edifício na sua totalidade ainda antes da festa do próximo ano. Com um orçamento de 45 mil euros para esse trabalho, Francisco Inácio, apelou à autarquia por apoios à obra.

Laura Rodrigues parabenizou a comunidade pelo restauro de um património que é o orgulho da Maceira. “É obrigação de todos cuidar de um património que é de todos nós e passá-lo da melhor forma às gerações vindouras”, concluiu.