Saltar para o conteúdo principal

HERMÍNIO SARAIVA: «Vereadora Ana Umbelino»

No dia 23 de maio de 2025, edição n.º 3620, foi publicada uma mensagem/opinião que solicitei ao Exmo. senhor diretor do jornal Badaladas e, na mensagem/despedida, louvei o excelente trabalho que V.ª Exa. desenvolveu, durante diversos anos, na qualidade de vereadora, no difícil pelouro da Cultura, Património Cultural, Desenvolvimento Social, Participação e Cidadania; e lamentei que, dada a perspetiva de ser eleita deputada na Assembleia da República, nas listas do PS - Partido Socialista, que deixaria o pelouro e assim mais pobre o concelho de Torres Vedras.

4 min de leitura
Hermínio Saraiva
Hermínio Saraiva

Quando a publicação foi efetuada, já se sabia - eu desconhecia - que o lugar de deputada não seria possível, mesmo em lugar elegível, dada a baixa votação nas listas do PS.

Ao tomar conhecimento que a senhora Dra. Ana Umbelino não tinha sido eleita, fiquei muito contente porque assim o seu excelente e competente trabalho no pelouro que lhe foi atribuído ia continuar e (a meu ver) era muito mais importante a sua permanência na Câmara Municipal de Torres Vedras do que na Assembleia da República onde, muito provavelmente, seria apenas mais um número, mesmo sabendo da mulher combativa que a Dra. Ana Umbelino é.

Na Assembleia da República, entre deputados até do mesmo partido, reina uma competição e luta de galos que em nada traz alegria e sentimento de dever cumprido a quem quer ser útil ao país. Infelizmente, o que afirmo não é empírico ou apenas do supor.

Na referida mensagem/opinião também afirmei que o futuro próximo, dada a sua competência académica, a sua cultura, a sua experiência de trabalho desenvolvido e por ser a vereadora mais culta da Câmara Municipal de Torres Vedras, o mais normal e importante seria que a senhora Dra. Ana Umbelino concorresse e ganhasse a Presidência do Município de Torres Vedras. Foi com grande surpresa que tomei conhecimento que a doutora Ana Umbelino não fazia parte da lista apresentada a votos pelo PS, à Câmara Municipal de Torres Vedras, e assim:

Se a decisão de não integrar a lista foi da responsabilidade da Dra. Ana Umbelino - não obstante, ter todo o direito a optar por não integrar a lista, foi uma decisão que me desanima e desanimará muitos munícipes que deram e dão valor ao seu excelente trabalho realizado em prol de todos nós e no caso da Ação Social, dos munícipes mais desprotegidos, mais pobres e mais fragilizados.

Se a decisão foi da Comissão Política, então é muito mais grave porque - não sendo eu apoiante do PS, os habituais mandantes - para quem está de fora tudo parece girar sempre à volta das mesmas pessoas "influentes" que se julgam ou parecem insubstituíveis e que acabaram por dar dois tiros em cada pé.

Um dos motivos que para além de deixar um importante pelouro que muito tem a ver com a sensibilidade humana e a pacificação, que evita conflitos entre munícipes, por exemplo, com os imigrantes, de etnia cigana e outras pessoas residentes ou naturais do concelho.

Pelo que conheço da Dra. Ana Umbelino, não acredito que seja através do seu testemunho que a verdade dos factos será do conhecimento de todos os munícipes.

 

Nota: Não obstante não ser PS, reconheço e já o disse através do Jornal Badaladas que o trabalho desenvolvido no concelho, em especial na cidade de Torres Vedras, tem muito mérito porque as melhorias na cidade tanto no que toca ao cuidado, na manutenção ou na forma como a tornaram bonita e inclusiva. Deixo uma pergunta, que por não ser eu PS, pode ficar no segredo de alguns: alguém vem a terreiro dar uma explicação acerca do que levou ao afastamento da Dra. Ana Umbelino ou alguém, com conhecimento da causa, vem dar uma explicação, para que todos nós possamos entender e dissipar as dúvidas? Dado que o PS não tem donos e todos os que votaram e pretendem continuar a votar nesse partido, têm direito a ser, objetivamente, informados acerca das dúvidas levantadas.

Se tenho algum interesse nesta minha mensagem? Sim. Tenho porque, como está publicado na minha mensagem no dia 23 de maio de 2025, edição n.º 3620, neste jornal, esclareço o motivo da minha gratidão e consideração pelo trabalho desenvolvido pela vereadora Ana Umbelino e toda a equipa por ela dirigida.

 

PS: Felizmente, o nosso Jornal Badaladas, que, desde a sua fundação, preza pela independência e abertura, a todas as opiniões (desde que respeitosas e corretas), não se coíbe de publicar algo que questione o Poder ou os que julgam que gravitando à volta do desse Poder, acreditam que podem condicionar quem tem que tomar decisões, as quais devem ser apenas e exclusivamente em favor do coletivo, neste caso os munícipes. Bem-haja.

Hermínio Saraiva