Saltar para o conteúdo principal

GDRC Brejenjas inaugurou melhoramentos na sua sede social

A localidade de Brejenjas, na freguesia da Silveira, terra que viu nascer o ciclista Joaquim Agostinho, tem uma associação que está a renascer, com várias atividades desportivas e uma sede que tem sofrido vários melhoramentos.

4 min de leitura
Foto: Joaquim Ribeiro
Foto: Joaquim Ribeiro

No seguimento desse desenvolvimento, levado a cabo pela nova direção, em funções há três anos e liderada pelo presidente Ricardo Agostinho, foram inaugurados recentemente os melhoramentos realizados na sede da coletividade e que permitem desenvolver as suas atividades com melhor qualidade.

No edifício do Grupo Desportivo Recreativo e Cultural de Brejenjas foram realizadas várias obras, com destaque para o primeiro andar. Onde antes existia um bar, passou agora a acolher o Clube Boxe 78, com instalações equipadas para a prática da modalidade. Este desporto de combate é coordenado por David Almeida, coadjuvado por Bernardo Pinto e Diogo Cunha. A secção está certificada pela Associação de Boxe de Lisboa, assim como os seus técnicos estão igualmente licenciados. É atualmente o único clube de boxe no concelho de Torres Vedras, com cerca de 50 praticantes, mas para David Almeida era importante que houvesse mais, para ajudar a desenvolver a modalidade.

Outra modalidade desportiva praticada no GDRC Brejenjas é o karate, com cerca de 20 alunos, liderada por Ulisses Duarte. Trata-se de um núcleo da AKS – Academia de Karate Shotokan, com 12 centros espalhados pela região, nos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Bombarral e Peniche, abrangendo um total de cerca de 300 alunos.

Além daquelas duas modalidades desportivas, o clube tem ainda a atividade de pilates e o desporto sénior da Câmara Municipal de Torres Vedras, orientado por Joana Santos, com 23 alunos seniores e aulas duas vezes por semana.

Segundo Ricardo Agostinho, presidente da direção, a intervenção na sede da coletividade foi decorrendo ao longo dos últimos três anos, depois de algum tempo “estagnada”. Com ajuda da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia da Silveira, foi possível transformar o primeiro piso para a prática do boxe e, no rés-do-chão, houve várias intervenções, desde a construção de uma cozinha, renovação das casas-de-banho, reparação do telhado, pintura de todo o edifício e ainda a substituição da porta de entrada.

Mas os projetos não se ficam por aqui. A direção pretende ainda fazer obras de renovação do palco e substituir todo o piso do salão, para o qual vai recorrer ao Orçamento Participativo. A associação dispõe ainda de um espaço exterior, anexo ao edifício, que a direção quer requalificar, designadamente com a construção de uma cozinha para eventos ao ar livre e de uma arrecadação para diversos materiais, para além de uma melhoria geral desse pátio.

“Hoje é um dia muito importante para a nossa coletividade, representa mais que a obra em si, representa o trabalho da direção e o respeito por quem iniciou esta associação e trabalhou muito nela”, disse Ricardo Agostinho no período dos discursos.

Luís Pedro Silva, presidente da Junta de Freguesia da Silveira, elogiou a direção da associação pela “coragem de agarrar numa coletividade que estava sem atividade e com instalações antigas”. O autarca acrescentou que “todo este trabalho comunitário é muito importante, para que a população tenha um local onde se possa encontrar e praticar desporto”.

A presidente da Câmara de Torres Vedras destacou a “grande transformação” da sede da associação nos últimos três anos, em particular nos últimos seis meses, porque, sublinhou Laura Rodrigues, “o edifício renovado enobrece muito a associação e também a localidade de Brejenjas”. Sobre o desporto sénior, projeto desenvolvido pelo Município, que no concelho tem 81 núcleos e cerca de dois mil praticantes, Laura Rodrigues mostrou-se disponível para criar outra turma nas Brejenjas, face à lista de espera que existe entre a população sénior da localidade para praticar a atividade.

Relativamente a outros eventos do GDRC Brejenjas, Ricardo Agostinho salientou a sardinhada do passado dia 2 e revelou que no próximo sábado, dia 12, haverá um espetáculo de teatro pelo ATV e no dia 19 um torneio de futebol inter-terras no campo da Cerca. Em agosto está prevista a Festa do Emigrante; em setembro talvez um espetáculo de stand-up comedy, ainda não confirmado; e em outubro terá lugar a festa do clube.

No final da inauguração e da visita às instalações, houve um beberete para festejar e assinalar os melhoramentos na sede da associação, que agora serve a população local com condições substancialmente melhoradas.