Saltar para o conteúdo principal

Exposição "Voltas e Reviravoltas" de Paula Gibert Roset no Atelier dos Brinquedos

Voltas e Reviravoltas, exposição de Paula Gibert Roset, vai estar patente no Atelier dos Brinquedos, em Torres Vedras, até 12 de outubro.

2 min de leitura
Imagem ilustrativa: Exposição

Nessa exposição os caminhos não são traçados nem a direito - são tecidos, torcidos e inventados. Inspiradas nos jogos de infância - aqueles onde se seguem linhas, inventam-se regras e criam-se mundos -, as obras de Voltas e Reviravoltas, feitas em tecido com a técnica do tufting, propõem percursos que se percorrem com o corpo, e com a imaginação. Esses labirintos têxteis destacam o jogo como uma prática que vai além do simples entretenimento, sendo um espaço de criação de sentido, de socialização e de resistência.

De referir, a este propósito, que jogar é uma forma de expressão que permite, tanto a crianças como a adultos, explorar identidades, desafiar normas sociais e construir significados coletivos.

Cada obra de Voltas e Reviravoltas é, por isso, mais do que um objeto: é um lugar. Um lugar onde se entra, se permanece, se brinca. Um território de amizade, de liberdade e de descoberta. Onde se pode procurar a saída, imaginar caminhos, soluções diversas e finais felizes. Mas talvez, ao se percorrer os trabalhos da exposição, esses labirintos tecidos, se perceba que não há pressa em sair. Que é talvez melhor ficar, encantados, a brincar dentro do próprio labirinto. Porque é aí, no meio das voltas e reviravoltas, que nascem os encontros, a surpresa, a amizade. E talvez o mais importante não seja encontrar a saída, mas descobrir o que acontece, enquanto se anda às voltas.