Saltar para o conteúdo principal

Escola Básica de São Pedro da Cadeira inaugurou Sala Snoezelen

Teve lugar no passado dia 12 de maio a inauguração de uma Sala de Snoezelen na Escola Básica de São Pedro da Cadeira. O novo espaço, criado para dar apoio a alunos com perturbações do espetro de autismo, resulta de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Junta de Freguesia de São Pedro da Cadeira, com um investimento global de 12 mil euros, repartido pelas três entidades em partes iguais.

2 min de leitura
Sala terapêutica vai ajudar na integração das crianças com autismo (Foto: Eunice Francisco)
Sala terapêutica vai ajudar na integração das crianças com autismo (Foto: Eunice Francisco)

O espaço está equipado com material para estimulação sensorial, luzes, sons, cores, texturas e aromas, que podem ajudar a acalmar e a serenar crianças com autismo ou outras necessidades especiais, explicou a professora Ana Batista, responsável pela Sala Snoezelen da Ventosa, a primeira criada naquele agrupamento de escolas, em 2023.

Snoezelen é uma abordagem terapêutica que combina estimulação sensorial, cognitiva e relaxamento, com o objetivo de ajudar a reduzir a ansiedade, o stress e a agitação, enquanto promove sensações de relaxamento.

Este método surgiu na Holanda no final dos anos setenta e a palavra “snoezelen” resulta da junção das palavras holandesas de “snuffelen” (cheirar), com “doezelen” (relaxar). Atualmente, estes espaços terapêuticos estão presentes em hospitais, lares, escolas e outras instituições, um pouco por todo o mundo.

Este é a terceira sala do género no Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, um dos maiores agrupamentos do país, que tem cerca de 300 alunos com necessidades educativas especiais.

A inauguração teve início com uma cerimónia protagonizada pelos alunos e professores, que deram as boas-vindas à presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, ao presidente da Junta de Freguesia, António Alves, e ao diretor do Agrupamento, Fernando Santos, entre outros convidados.

O agrupamento é já uma referência na comunidade pelas respostas que dá na área da Educação Especial, nomeadamente através das valências de ensino estruturado (Unidades), e o investimento que tendo sido feito nas salas snoezelen.

Alexandre Homem Cristo, atual Secretário de Estado Adjunto e da Educação visitou a escola naquela data, mas na qualidade de candidato às Eleições Legislativas 2025, para conhecer o Projeto Educativo na área da Educação Especial do Agrupamento. O torriense Marco Claudino, atual deputado à Assembleia da República pela AD, e candidato ao mesmo cargo, também acompanhou a visita.