Saltar para o conteúdo principal

CUF alarga diferenciação de cuidados em Mafra

A Clínica CUF Mafra, em atividade desde 2014, abriu portas numa nova localização. Em entrevista ao Badaladas, Veríssimo Silvestre, médico de Medicina Geral e Familiar e Diretor Clínico da Clínica CUF Mafra, explica o que representa esta mudança, para a saúde dos 86 mil habitantes do concelho de Mafra.

5 min de leitura
Veríssimo Silvestre, Diretor Clínico da Clínica CUF Mafra
Veríssimo Silvestre, Diretor Clínico da Clínica CUF Mafra

No passado dia 2 de junho, a Clínica CUF Mafra mudou de localização. Que diferenciação apresenta esta nova clínica, face ao antigo espaço?

Neste novo espaço, na Quinta das Pevides, conseguimos continuar a garantir à população de Mafra cuidados de saúde de elevada qualidade, segurança e conforto, mas agora com uma área maior - de 1.700 metros quadrados - e o corpo clínico reforçado, que permite aumentar a resposta às necessidades da população. A nova clínica da CUF tem maior oferta ao nível das consultas, com 19 gabinetes disponíveis e especialidades médicas mais diversificadas, mas também dos meios complementares de diagnóstico, com equipamentos de última geração, além de tratamentos diferenciadores.

Que tipos de cuidados de saúde pode a população encontrar na nova Clínica CUF Mafra?

Na nova Clínica CUF Mafra, temos uma grande variedade de meios complementares de diagnóstico, como mamografia, tomossíntese mamária, ressonância magnética, audiometria, ecografias - incluindo a ecografia obstétrica -, que vão apoiar no diagnóstico precoce de doenças e na vigilância da saúde da população mafrense. O nosso corpo clínico contempla agora 30 especialidades médicas e cirúrgicas, para além de cuidados de enfermagem e análises clínicas. Entre as novidades, destaca-se a equipa de Medicina Dentária, diferenciada nas várias subespecialidades desta área, que nos permite responder, de forma completa e integrada, às necessidades de saúde oral da população. As áreas da Oftalmologia e da Otorrinolaringologia também foram reforçadas, disponibilizando novos exames oftalmológicos e novos tipos de tratamentos.

Em que medida a abertura da nova clínica contribui para melhorar a acessibilidade da população de Mafra a cuidados de saúde?

Com equipas diferenciadas, a nova clínica tem capacidade para prestar cuidados próximos, evitando deslocações para unidades de saúde mais distantes. Exemplo evidente disso é o facto de dispormos de meios para realizar ecografias obstétricas de forma segura e com qualidade, com um médico especialista em ecografia obstétrica e diagnóstico pré-natal, que permite que as grávidas não tenham de se deslocar para fora do nosso município para realizarem os exames de rotina.

Disponibilizamos, ainda, a Consulta do Dia, para casos de doença aguda, na qual os doentes são observados por um especialista em Medicina Geral e Familiar, podendo ser realizados, se necessário, exames complementares de diagnóstico, como radiografias ou eletrocardiogramas, e alguns tratamentos, quer orais, quer endovenosos.

E de que forma contribui para o desenvolvimento da região?

A CUF tem contribuído de forma dinâmica para o desenvolvimento da região, seja através da excelência dos cuidados de saúde prestados, que influenciam os indicadores de saúde da população do concelho de Mafra, seja através da criação de emprego. Com a expansão da Clínica CUF Mafra, criámos 100 novos postos de trabalho, empregando agora 230 colaboradores, no total.

A presença da CUF na região também é sentida nos impactos sociais junto da comunidade. Este ano, a CUF aderiu ao Conselho Local de Ação Social (CLAS), onde, em conjunto com outras instituições locais, procura dar resposta aos problemas sociais locais. Um exemplo disso, foram os mais de 200 bens clínicos ou não clínicos que foram doados a organizações sociais, nos últimos anos. Para além disso, destaco a parceria com a Associação para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Mafra (APERCIM), organização social que se evidenciou no programa de capacitação em gestão - programa MILES, desenvolvido em parceria com a Fundação Manuel Violante.

A proximidade à comunidade de Mafra e a promoção da literacia em saúde são compromissos que regem a atividade da CUF e materializam-se, também, em ações como as de sensibilização em Suporte Básico de Vida, abertas a toda a comunidade. Recordo a que decorreu no Parque Desportivo Municipal de Mafra, em comemoração do Dia Mundial da Criança. Contou com 100 participações, entre adultos e crianças, que tiveram a oportunidade de aprender e praticar técnicas essenciais de atuação em situações de emergência.

A Clínica CUF Mafra funciona em estreita relação com o Hospital CUF Torres Vedras

A par dos cuidados de proximidade que prestamos aos mafrenses, temos ligação a um Hospital com atendimento permanente 24 horas por dia, 365 dias por ano, com bloco operatório e com serviço de internamento e de cuidados intermédios, para casos mais graves. A partilha de equipas médicas entre as duas unidades facilita a comunicação, permitindo uma rápida referenciação dos doentes e celeridade na resposta a problemas mais complexos, que exigem cuidados mais diferenciados.

A CUF celebra este ano o seu 80.º aniversário e já são 11 anos de presença no concelho de Mafra. Enquanto Diretor Clínico da Clínica CUF Mafra, que balanço faz dos últimos 11 anos, e que expectativas tem para os próximos?

Nestes 80 anos, a CUF teve o cuidado de não aumentar só em tamanho, mas também na excelência dos cuidados prestados. Sou colaborador da CUF há 11 anos e residente no concelho de Mafra há 16 anos, assisti às mudanças e ao rápido crescimento da nossa região, nos últimos anos - os quais a CUF tem acompanhado, como o comprova esta mudança de instalações e a diversificação da oferta, em resposta às necessidades da população. Para o futuro, o compromisso mantém-se, sempre com foco na prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade e sem nunca esquecer o envolvimento com a comunidade, num trabalho em parceria com instituições da região que nos permitem contribuir para o desenvolvimento do território e da sua população.