Corso de sábado com 36 grupos de mascarados
Foram 36 os grupos de mascarados que saíram à rua para o primeiro corso de Carnaval, na noite de sábado, dia 1 de março. A criatividade dos cerca de 1.600 participantes foi posta à prova este ano com o tema “50 anos, 25 de Abril”. E, mais uma vez, os grupos não desiludiram e demonstraram que o Carnaval continua a ser um espaço de liberdade, onde o povo se faz ouvir de forma crítica, inteligente e com muito humor. Entre cravos, militares, pombas da liberdade, a censura na imprensa, a Pide e a prisão de “Penishe”, entre outros fatos, os participantes mostraram que é possível ser irreverente e brincar com um tema sério e de forma brilhante. A este corso juntaram-se os cabeçudos, zés-pereiras, cavalinhos e grupos de bombos.
A partir dessa noite, o público pode votar no seu grupo preferido através da aplicação do Carnaval de Torres Vedras (disponível na Google Play e App Store). Os vencedores do concurso foram anunciados na terça-feira, dia 4 de março, no corso diurno, com a atribuição dos prémios da Real Confraria de Torres, do Público e de Grupos.
Após o desfile dos grupos, o corso noturno continuou com o Tó’Candar Paladin e a Banda Baco, com animação também em três palcos espalhados pela cidade.
Prémio do Público: 1º Ribeirinhas, 2º As Roberta’s, 3º Abril’us todos. Prémio dos Grupos: 1º Abril’us todos, 2º Encaixa que dá Abril, 3º Libertinas. Prémio Real Confraria do Carnaval de Torres Vedras: As Roberta’s.
