By Ylena visitou APECI e doou equipamentos
A associação “By Ylena Joaquim Santos” visitou a APECI, em Torres Vedras, no passado dia 28 de março, uma oportunidade para conhecer a instituição, o seu funcionamento e os seus utentes. Em simultâneo, doou duas cadeiras de rodas manuais, uma cama articulada e uma grua de transferência. “Estes equipamentos são essenciais para melhorar o conforto e o dia a dia de quem precisa. Agradecemos também a receção calorosa e continuamos comprometidos em apoiar aqueles que necessitam e trazer algum bem-estar às suas vidas”, refere a “By Ylena Joaquim Santos”.

Fundada em 2024, na Suíça, por uma jovem luso-descendente que sofre de ELA juvenil (esclerose lateral amiotrófica), a “By Ylena Joaquim Santos” é uma organização sem fins lucrativos, que se dedica ao apoio de crianças e jovens com deficiência e adultos em situação de vulnerabilidade, com um raio de atuação que se estende a outros países, nomeadamente Portugal.
A associação propõe-se a prestar apoio a crianças e jovens com deficiência, através da realização de obras de adaptações e melhorias em casa, como rampas, elevadores de escadas e criação de acessos; aquisição de equipamentos, nomeadamente camas elétricas, colchões, almofadas, cadeiras de rodas, manuais e cadeiras elétricas, entre outros meios auxiliares; ajuda na organização de transporte em veículos adaptados para pessoas com deficiência; apoio financeiro à realização de terapias; serviços de apoio, como ir às compras e atividades socialização; apoio e aconselhamento sobre os direitos e procedimentos administrativos das pessoas com deficiência; criação de um banco de voluntariado e de uma plataforma de profissionais especializados no apoio a pessoas com deficiência.
A By Ylena tem atualmente cerca de 220 associados e o apoio de vários voluntários. Em Portugal, onde existem também vários voluntários, é representada por Bruna Feliciano. A maioria da sua atividade tem sido desenvolvida na Suíça, mas em Portugal já prestou apoio a várias crianças e até adultos, com a aquisição de equipamentos e pagamento de terapias.
Entretanto, no próximo dia 5 de abril, a partir das 22h30, a associação organiza uma festa solidária na Associação de Moradores do Lugar de Ereira, com a Banda Bico D’ Obra e o DJ Vodzy, para angariação de fundos que revertem para o apoio a pessoas com necessidades especiais.