Saltar para o conteúdo principal

Bombeiros Voluntários de Torres Vedras em festa no Dia Mundial da Criança

No Dia Mundial da Criança, a 1 de junho, os Bombeiros Voluntários de Torres Vedras abriram as portas do quartel à comunidade, com uma grande festa pensada especialmente para os mais pequenos e as suas famílias.  Simulações de combate a incêndios, pista de obstáculos, festa da espuma, visitas aos veículos de emergência, tirolesa e descida com fralda, insufláveis, caça ao tesouro, gincanas, atividades musicais dinamizadas pela Academia de Música dos Bombeiros e um espaço de comidas, bebidas, pipocas e algodão doce foram algumas das iniciativas que levaram centenas de crianças ao delírio durante todo o dia.

2 min de leitura
Imagem ilustrativa: Bombeiros Voluntários de Torres Vedras em festa no Dia Mundial da Criança

Foi a primeira vez que a corporação organizou uma iniciativa desta dimensão no quartel, proporcionando às crianças a oportunidade viver de perto a realidade dos bombeiros e de assumir por um dia o papel de “mini bombeiros”. “Correu muito bem, aliás, acho que superou as nossas expetativas. De manhã, passados 30 minutos, já tínhamos aqui mais de 200 crianças”, disse ao nosso jornal Hugo Jorge, comandante do corpo ativo.

A organização acredita que, passaram pelo quartel cerca de 400 crianças, só durante o período da manhã. Com o recinto a funcionar em festa até às 18h, outras tantas por ali passaram, em grande animação e felicidade, também para grande satisfação da corporação, sublinhou Hugo Jorge.

“Há muito tempo que estávamos a ser desfiados para este tipo de iniciativa, mas não podemos esquecer que somos bombeiros, ou seja, temos de garantir a nossa operacionalidade e a logística é muito grande, temos de ter tudo planeado de forma exaustiva para que nada falhe”, explicou o comandante.

O certo é que no Dia Mundial da Criança a pediatria do Hospital de Torres Vedras esteve fechada, agravando as dificuldades dos bombeiros, que tiveram de manter a sua operacionalidade, com várias ambulâncias na rua a dar resposta a emergências, transportes de doentes para Lisboa e acidentes rodoviários em simultâneo. Um feito alcançável “graças ao nosso corpo ativo, que nos ajuda e abraça estas iniciativas”. E esta ficará certamente na memória dos mais pequenos e das famílias.

Entretanto, a PSP, preparada para participar na iniciativa municipal “O Rei manda... brincar”, que decorreu no Parque da Várzea durante a tarde, acabou por também se associar à festa dos bombeiros, com a presença de uma Equipa de Intervenção Rápida da Polícia de Segurança Pública (PSP).