Troféu Joaquim Agostinho regressa à estrada
A competição portuguesa de ciclismo que há mais anos consecutivos integra o calendário UCI irá percorrer um total de 523,2 quilómetros nas estradas da região oeste ao longo dos próximos dias, distribuídos por um prólogo e três etapas em linha. Tudo começa esta quinta-feira, com o prólogo de oito quilómetros no Turcifal, a partir das 17h.

Segue-se a primeira e mais longa etapa em linha: 181,4 quilómetros entre Arruda dos Vinhos (11h30) e Sobral de Monte Agraço (15h50). A etapa rainha está reservada para sábado, com 161,3 quilómetros que terão início no Bombarral (11h45) e final no Alto de Montejunto (15h40), uma contagem de montanha de primeira categoria. No entanto, será domingo o dia de todas as decisões, com uma tirada de 172,5 quilómetros. O pelotão partirá de Lourinhã (11h45) com destino a Torres Vedras (16h), tendo de ultrapassar, ao quilómetro 112, o prémio de montanha de Pragança (1.ª cat).
Para além das nove equipas continentais portuguesas e de três equipas nacionais de clube, o pelotão do Troféu Joaquim Agostinho vai ainda contar com as internacionais ATT Investments (Chéquia), Caja Rural-Seguros RGA (Espanha), Elite Fondations Cycling Team (Suíça), Illes Balears Arabay (Espanha), May Stars (Ruanda) e XSpeed United Continental (Canadá). Em 2024, recorde-se, venceu Orluis Aular, então ao serviço da Caja Rural-Seguros RGA.