Troféu Joaquim Agostinho | Rafael Reis bate novo recorde no Turcifal
Rafael Reis da Anicolor / Tien21 garantiu a Camisola Amarela ao vencer o Prólogo do 48º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho. A sua marca deixou Tiago Antunes, da Efapel Cycling, a 17 segundos, num trajeto de 8 quilómetros na Freguesia do Turcifal.

Pela nona ocasião a prova que homenageia Joaquim Agostinho começou com um prólogo na freguesia do Turcifal, mas esta localidade tem um herói que o ameaça em grandeza. Rafael Reis somou a sua quinta vitória em prólogos do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras e bateu o seu próprio recorde, fechando o trajeto em 9m49, com uma média de 48,9 km/h.
Maurício Moreira, da Efapel Cycling, foi o primeiro ciclista a conseguir um resultado com potencial vencedor, fazendo 10m15s, acabando batido pelo seguinte colega de equipa, Tiago Antunes, que colocou a melhor marca nos 10m06s. O atleta do Bombarral passou cerca de uma hora sentado no pódio, com o seu tempo a aguentar a aproximação de Artem Nych, da Anicolor /Tien21, que acabou por se fixar nos 10m10s.
Quando Rafael Reis se fez à estrada, a expetativa era enorme. A verdade é que o crónico vencedor no Turcifal não se fez rogado, batendo um recorde que já era seu. Com 9m49s, cilindrou o tempo obtido no ano passado, quando havia colocado o relógio em 9m54s, melhorando em 17 segundos a marca conseguida por Tiago Antunes, o segundo classificado. Artem Nych acabou por fechar o pódio.
No final da prova, Rafael Reis mostrou-se “muito orgulhoso por conseguir vencer, o contra-relógio é uma das minhas armas e há um trabalho muito grande por detrás disto. Acaba por ser um investimento muito grande da equipa, as coisas vão evoluindo tecnologicamente e a equipa faz um investimento para podermos melhorar. Conseguimos acompanhar a evolução, perceber que podemos melhorar e isso motiva-nos. Vou fazer 33 anos, mas acabo por redefinir objetivos e é muito bom lutar contra mim próprio.”
Em relação aos objetivos da sua equipa, o vencedor do Prólogo confirma que “vimos sempre para ganhar, mas temos a plena consciência de que os outros são muito bons e só ganha um. É um investimento gigante que a equipa faz e eu tento retribuir.”
A Camisola Amarela I OESTE Comunidade Intermunicipal I foi vestida por Rafael Reis, que acumula com a Camisola Castanha I Junta de Freguesia S.Maria, S. Pedro e Matacães I de melhor português, enquanto a Camisola Laranja I IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude I para o líder da classificação da Juventude foi conquistada por Lucas Lopes da Rádio Popular / Paredes / Boavista que ocupa o 21º lugar da geral. Por equipas, liderada a Anicolor / Tien21.
Hoje, dia 11 de julho, disputa-se a primeira etapa com partida marcada para Arruda dos Vinhos, pelas 11h30, e chegada prevista pelas 15h50 ao Sobral de Monte Agraço.