Ramalhal | Ameal viveu mais um Festival do Morango durante três dias
A localidade do Ameal, na freguesia do Ramalhal, vivenciou durante os dias 23, 24 e 25 de maio último mais uma edição do Festival do Morango, o 18º por sinal. Realização essa apenas interrompida em dois anos consecutivos (2020 e 2021) devido à pandemia de Covid-19.

O objetivo central do popular e reconhecido evento prende-se, ao longo de todo este hiato de tempo, com a angariação de fundos para a compra e reconstrução de uma velha adega localizada no largo principal da aldeia, junto à capela, de apoio à festa anual. Mas ainda faltam cerca de 250 mil euros para que o sonho fique totalmente concluído e realizado.
Para ali vir a ser criada, doravante, “uma infraestrutura que nos permita o desenvolvimento de um projeto comunitário focado, essencialmente, em ações sociais que visem colmatar os problemas identificados na nossa comunidade”, explica Dinora Lopes, membro da comissão organizadora do festival.
Ao lado da equipa de pessoas que, anualmente, monta o arraial e faz a festa estão também desde a primeira hora várias entidades e instituições locais, designadamente empresários do setor dos morangos. Assim como as autarquias Junta de Freguesia do Ramalhal e Câmara Municipal de Torres Vedras. Não esquecendo o natural envolvimento da população.
Entretanto, no caminho percorrido de lá para cá já existem atualmente condições básicas criadas que permitem o desenvolvimento de algumas atividades, fruto precisamente desse apoio e dedicação à causa. Todavia, “precisamos agora de concluir a obra, por forma a podermos utilizar este espaço para o seu objetivo final: o apoio social e humanitário à comunidade”, sublinha Dinora Lopes.
O Festival do Morango do Ameal 2025, para além de um programa preenchido com momentos musicais durante aqueles três dias, contou também com as habituais tendinhas de doces, compotas, bolos e licores, tendo como base de confeção os morangos ali produzidos, e ainda a gastronomia da região servida nos almoços e jantares.
Artigos Relacionados

Óbidos acolhe mega centro de biotecnologia no Parque Tecnológico

Caixa Agrícola promoveu reflexão estratégica sobre o agroalimentar do Oeste

Feira de São Pedro abre portas com a maior edição dos últimos anos
