Saltar para o conteúdo principal

Programa de ação para o combate ao abandono de resíduos e a gestão de resíduos volumosos

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras (SMASTV) vão desenvolver um programa de ação para o combate ao abandono de resíduos e a gestão de resíduos volumosos.

2 min de leitura
Imagem ilustrativa: Programa de ação para o combate ao abandono de resíduos e a gestão de resíduos volumosos

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras (SMASTV) vão desenvolver um programa de ação para o combate ao abandono de resíduos e a gestão de resíduos volumosos.

A implementar este ano, o programa abarca quatro eixos.

O primeiro é relativo à Prevenção e Planeamento, sendo que no âmbito do mesmo está previsto: a realização de campanhas de sensibilização para a prevenção da produção de resíduos e para o consumo sustentável; iniciativas na área da Economia Circular; e a elaboração de um Manual de Boas Práticas para empresas locais.

Outro eixo do Programa de Ação para Combate ao Abandono de Resíduos e Gestão de Resíduos Volumosos dos SMASTV é o relativo a Infraestruturas e Recolha. Este eixo preconiza: a criação de dois a três ecocentros de proximidade que sirvam várias freguesias, para além da criação de um ecocentro na cidade de Torres Vedras; o reforço da logística da recolha; e a ampliação do sistema de ecocentros móveis.

A Fiscalização e Regulamentação é o terceiro eixo do Programa, o qual prevê: a revisão do Regulamento Municipal de Resíduos; a criação de uma equipa de fiscalização para identificar irregularidades e orientar boas práticas; e a digitalização da operação da recolha.

O Programa de Ação para Combate ao Abandono de Resíduos e Gestão de Resíduos Volumosos dos SMASTV tem ainda um eixo centrado na Comunicação e Sensibilização.

1.235.401 € é o valor do investimento previsto para a concretização do Programa, o qual será desenvolvido e alicerçado num modelo de cooperação e colaboração entre diversos atores, nomeadamente, Município de Torres Vedras, SMASTV, juntas de freguesia do concelho de Torres Vedras, Valorsul, entidades gestoras de resíduos, entidades fiscalizadoras, comunidade empresarial local e entidades do setor social.

Artigos Relacionados

Amigos unem-se para ajudar Paulo a enfrentar despesas de recuperação

Em 2018, aos 49 anos, a vida do torriense Paulo Crispim “mudou drasticamente”. Até ali ele era um “artista floral talentoso” e foi o criador da «Rosa Tribal», uma “marca registada” que lhe trouxe reconhecimento pelo seu “trabalho único”. Infelizmente, um enfarte seguido de uma paragem cardiorrespiratória deixou-o com “encefalopatia anóxica”, comprometendo gravemente a sua “mobilidade, fala e independência”.
2 min de leitura
Ler mais

Jardim Literário Pop-Up convida à leitura e ao encontro no Largo Wellington

No dia 26 de março foi inaugurado o Jardim Literário Pop-Up, uma instalação temporária que permanecerá no Largo Wellington até 31 de julho. Trata-se de um projeto de arquitetura paisagística, com que se pretendeu transformar o espaço num jardim ornamental e hortícola com zonas de estar, lazer e de cultivo e onde é possível aceder a livros, por oferta e troca, que se encontram em duas bibliotecas livres.
2 min de leitura
Ler mais