Saltar para o conteúdo principal

“Praça da Batata” acolhe segunda edição do fórum «Raízes»

Durante os dias 26 e 27 de setembro próximo volta a realizar-se na Praça Machado dos Santos, vulgo “Praça da Batata”, em Torres Vedras, a 2ª edição do Raízes - Fórum de Inovação de Gastronomia de Base Vegetal. A apresentação do certame ocorreu no passado dia 4 durante a Feira de São Pedro.

2 min de leitura
Foto: Fernando Miguel
Foto: Fernando Miguel

Nele, quer a presidente da Câmara Municipal torriense, Laura Rodrigues, quer Sérgio Ferreira, presidente da Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste, frisaram que o «Raízes» pretende “envolver a população” residente e visitante da cidade, em particular no que às famílias diz respeito.

Esse será, portanto, um momento de todos terem contacto direto com o “mundo hortícola” do concelho e também da região, incluindo o vetor da gastronomia e sabores que lhe estão diretamente associados. A autarca acrescentou ainda que o fórum é uma oportunidade para consumidores e produtores “trocarem ideias e conhecimentos”.

Estarão a decorrer em permanência no recinto provas de uma vasta variedade de hortícolas que foram produzidos no Oeste e comida de rua. No espaço Infantil "Mãos nos Hortícolas!", os mais novos serão convidados descascar os hortícolas que vão comer, utilizando utensílios próprios para as suas idades. A complementar esta atividade, vão decorrer uma oficina culinária para crianças, um teatro infantil sobre os polinizadores e a hora do conto, estas em parceria com a Biblioteca Municipal.

O destaque para sexta-feira 26 de setembro, vai para a visita ao projeto de Agrofloresta na Escola Básica de Ventosa e a sensibilização para práticas agrícolas sustentáveis e a visita à Olhorta, na Freguesia de Silveira; a prova de cocktails com hortícolas da região, dinamizada pelo República Wine Bar; e o concerto com emmy Curl, que encerra o dia.

O «Raízes», que é de entrada livre, tem início às 18 horas do dia 26 e às 11 de 27, encerrando em ambas as datas com concertos e “oferta de sopa” cozinhada pelos refeitórios municipais.