Saltar para o conteúdo principal

Metallowest, empresa torriense em que o “céu é o limite”

Fundada no ano 2006 pelos sócios Hélder Reis e José Silva a Metallowest, anteriormente designada por Metalovimaq, designação essa que viria a perdurar no tempo até finais de 2019, é uma empresa torriense do setor industrial da metalomecânica com “reconhecidos pergaminhos” quer em Portugal quer no mundo.

5 min de leitura
Imagem ilustrativa: Metallowest, empresa torriense em que o “céu é o limite”

Com sede e instalações próprias, desde 2008, situadas no Parque Empresarial do Paul, em Torres Vedras, a sua principal atividade é a “conceção, fabrico e montagem” de estruturas e ferramentas metálicas para os campos aeronáutico, aeroespacial, ferroviário e nuclear. Mas também o fabrico de estruturas para as áreas da construção e serralheria civil, onde os padrões de exigência são já hoje “bastante elevados”, fazem parte do seu portfolio.

Para isso conta com uma “ampla e diversificada” gama de máquinas, entre outros equipamentos, designadamente: lasers, plasma, máquina de quinar e corte de chapas, máquina de perfilagem e diversos centros de maquinação-CNC. Desse modo tem vindo a contribuir para o desenvolvimento do concelho e da região, particularmente ao nível da “empregabilidade direta e indireta” e na “projeção internacional do país”.

A Metallowest é uma empresa certificada pelas normas ISO 9001 e EN 1090/1/2/3, às quais estão adstritos “recursos humanos qualificados” numa clara aposta na “satisfação do cliente”. Está neste momento, igualmente, em processo de certificação no âmbito das normas ISO 3834-2 e ISO 9100. Oferecendo, por conseguinte, produtos e serviços de “elevado nível de qualidade”, aliados à “capacidade intrínseca” de inovação da sua equipa.

Conhecida pelos seus projetos turnkey (chave na mão) e “soluções personalizadas” para cada cliente, a empresa participa de uma marca conjunta, a «MG Docking Systems», com soluções para os setores aeronáutico e aeroespacial. Para além do gabinete de estudos, engenharia e projeto coloca do mesmo modo à disposição uma “assistência técnica especializada”, por forma a garantir um “acompanhamento de alta qualidade” aos clientes.

A Metallowest é uma unidade empresarial “focada no futuro”, com uma “equipa jovem e experiente” em projetos, engenharia, fabricação, marketing e assistência técnica para “todos os tipos de estruturas metálicas”. Dada a sua “ampla experiência nacional e internacional” é hoje reconhecida nos diversos setores onde atua pela sua “credibilidade e notoriedade”, know-how e soluções turnkey full service (serviço completo chave na mão).

 

Novas instalações a inaugurar até ao verão

 

Tem por missão, recorde-se, fornecer soluções desde a “conceção, fabrico e montagem” de todos os tipos de estruturas em alumínio, aço carbono e inoxidável com “alto padrão de qualidade” para atender o mercado nacional e internacional através da “competência dos seus trabalhadores”, aliada ao seu know-how. Entretanto, começou em setembro de 2023 as obras para a construção de novas instalações. Que terão uma área global calculada em 10.000m2 e cuja inauguração oficial está previsto acontecer até ao verão.

O volume de negócios da empresa em 2024 situou-se nos 10 milhões de euros e este ano as previsões apontam para os 12 a 13 milhões, revela o seu atual e único sócio-gerente, desde 2021, Hélder Reis. Que lidera uma equipa de 140 colaboradores, 30% dos quais são estrangeiros provenientes de outras geografias europeias, asiáticas, africanas e sul americanas. Com uma média de idades situada nos 34 anos.

“Mas temos, sobretudo, alguma dificuldade em arranjar mão-de-obra qualificada”, desabafa o empresário, que anteriormente trabalhou na empresa torriense FAS - Francisco António da Silva e iniciou depois esta aventura empresarial quando ficou no desemprego, criando então com o seu sócio José Silva a Metalovimaq em 2006.

Por ser uma “empresa de referência”, reconhecida como “a melhor opção” quer por clientes quer por colaboradores, pela “qualidade dos produtos, serviços e relacionamento” em todos os setores onde atua, a Metallowest executa estruturas específicas para a indústria aeronáutica e aeroespacial, designadamente de apoio à montagem e à manutenção de aviões e helicópteros.

Estruturas essas que se destinam a vários países como Espanha, França, Itália, Bélgica, Rússia, Marrocos, Estados Unidos da América, Nova Zelândia, Ilhas Maurícias, Japão e Arábia Saudita. A título de exemplo, participou durante os anos 2017, 2018 e 2019 num grande projeto para a plataforma do novo foguetão Ariane-6. Por isso é já também ela reconhecida e considerada como uma empresa torriense em que “o céu é o limite”.

 

Clientes satisfeitos, clientes fidelizados

 

Anualmente recebe mais de 1.000 visitas de clientes, tendo uma carteira de cerca de 100, entretanto fidelizados. Dessas visitas resultam estadias em hotéis e consumos nos restaurantes do concelho de Torres Vedras, contribuindo assim para a economia concelhia e regional. Atualmente são cerca de 40 os clientes que têm trabalhos em execução, tendo já asseguradas encomendas no valor de 6,5 milhões de euros, algumas a produzir até 2026, onde os pedidos relacionados com a Airbus dos Estados Unidos representam 1,7 milhões.

Segundo nos informou Hélder Reis, nos últimos anos a empresa investiu sete milhões de euros em novas instalações, máquinas e outros equipamentos tecnologicamente avançados, com o objetivo de se especializar na produção de “bens de maior valor acrescentado”. O que denota bem da “capacidade operacional” da mesma.

Nessa senda, durante os próximos dois anos um dos desafios a que se propõe é investir nas áreas da “qualidade e formação do quadro atual e de novos colaboradores”, pois o grau de exigência dos clientes desse setor de atividade é cada vez maior. Por isso mesmo, a empresa pretende contratar até ao final de 2026 cerca de mais 25 trabalhadores.