Saltar para o conteúdo principal

Marrocos envia dois aviões Canadair para combate aos fogos em Portugal

Na sequência das avarias registadas nos dois aviões Canadair que as autoridades portuguesas alugaram para ajudar no combate aos incêndios rurais, o Ministério da Administração Interna acionou de imediato o mecanismo de cooperação bilateral – em matéria de proteção civil - estabelecido com o Reino de Marrocos para colmatar esta lacuna.

1 min de leitura
Imagem ilustrativa: Marrocos envia dois aviões Canadair para combate aos fogos em Portugal

O Reino de Marrocos respondeu prontamente, disponibilizando duas aeronaves do tipo Canadair, que vão chegar a território nacional ainda hoje e passarão a integrar o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) até ao final desta semana.

Estas aeronaves serão operacionalizadas a partir da Base Aérea de Monte Real. Embora Portugal tenha, inicialmente, procurado uma solução bilateral com o Reino de Espanha, esta não se afigurou possível devido ao agravamento da situação dos incêndios rurais neste país. De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), as avarias identificadas nas aeronaves requerem uma intervenção técnica, estando prevista a sua reintegração no dispositivo nacional até ao final desta semana.