Saltar para o conteúdo principal

Mafra | Comunidade junta-se no maior ensaio de teatro

“Foi muito lindo e muito bom ver a descontração, a entrega, a diversão e a presença das pessoas”, sublinha Daniela Simões, fundadora do Colectivo A TRIBO que conseguiu concretizar o maior ensaio de teatro alguma vez realizado em Mafra. No dia 15 de março, pessoas de todas as idades encontraram-se na Casa da Música Francisco Alves Gato para experimentar teatro por uma tarde. “Acredito que este sábado fique na memória das pessoas que estiveram connosco aqui, porque a união da comunidade e o teatro têm um poder transformador”, refere Daniela Simões. As pessoas chegaram tímidas e foram-se soltando ao longo da tarde: Estiveram em movimento, sentiram-se, abraçaram-se, expressaram-se e criaram.

1 min de leitura
Imagem ilustrativa: Mafra | Comunidade junta-se no maior ensaio de teatro

Esta iniciativa do Colectivo A TRIBO assinalou o Dia Mundial do Teatro que se celebrou a 27 de março. Os dois grandes objetivos deste encontro foram cumpridos: “primeiro, foi um dia para nos lembrarmos de como é importante brincar e sentirmos na pele que o teatro é uma ferramenta brutal para brincar. Segundo, foi um dia para nos encontrarmos, e, por umas horas, divertirmo-nos e abraçarmos essa coisa maior que nós: o teatro”, sublinha a fundadora do Colectivo A TRIBO.

Em 2025, o Colectivo A TRIBO vai ter cinco estreias: quatro espetáculos de teatro dos diferentes grupos que compõe A TRIBO e um documentário sobre o seu processo criativo. Desde 2013, já passaram pelo único grupo de teatro comunitário de Mafra centenas de pessoas dos sete aos 80 anos. No ano do seu 12.º aniversário, alcança as 36 criações originais, das quais 32 são espetáculos de teatro e quatro são documentários.