Luís Montenegro almoçou na Adega da Vermelha com agricultores da região Oeste
A Adega Cooperativa da Vermelha, no concelho do Cadaval, recebeu a visita de Luís Montenegro, líder do PSD, em ação de campanha pela região, no passado sábado, dia 3, tendo almoçado com agricultores.

Depois do almoço, Montenegro afirmou que “há um ano Portugal apresentava um défice alimentar na ordem dos cinco mil milhões de euros, mas que em 11 meses esse défice já caiu para os 4,4 mil milhões de euros, menos 600 milhões de euros”. E acrescentou que “um país com o potencial do nosso não tem de pagar uma fatura tão elevada. Temos de nos tornar autossustentáveis, esse é o caminho”, disse, criticando o “desinvestimento” no setor nos últimos anos e enumerando de que forma o investimento e o desenvolvimento da agricultura são políticas fundamentais para a coesão social e territorial do país.
O primeiro-ministro ouviu várias queixas dos produtores de vinho daquela região, nomeadamente a necessidade de mais apoios ao setor, da concorrência desleal dos produtos vindos do estrangeiro a preços muito baixos, da falta de água e a necessidade de regulamentar o uso de drones na agricultura. Houve críticas ao peso das regras ambientais e sanitárias europeias impostas aos produtores e também à burocracia, lamentaram os agricultores presentes, não apenas ligados à viticultura, mas também criadores de gado e produtores de fruta e hortícolas.