Saltar para o conteúdo principal

Lourinhã | Abertura da Foz do Rio Grande ao mar

O município da Lourinhã informa que de acordo com o protocolo estabelecido com a Associação Bandeira Azul da Europa, a abertura da Foz do Rio Grande ao mar, seja por situações com origem em fenómenos naturais ou por outras razões que aumentem o caudal da água, obrigada a autarquia a um conjunto de procedimentos, nomeadamente:

2 min de leitura
Foto: CML
Foto: CML

1. Informar, sempre que possível, todas as entidades oficiais e utilizadores das zonas balneares do motivo, dia e hora de abertura e indicação do fecho da Foz ao mar;

2. Hastear a Bandeira Vermelha no mastro do posto de praia e arrear a Bandeira Azul;

3. Realizar análises à água balnear, para verificação da qualidade da mesma;

4. Afixar as recomendações enviadas pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela Delegação Regional de Saúde;

5. Após conhecer o resultado das análises da água balnear, fazer o levantamento das recomendações das entidades oficiais e retomar o estado normal;

6. Comunicar a todos os utilizadores da zona balnear, via e-mail e/ou outros meios de comunicação, a regularização da situação.

O município informa ainda que, durante a atual época balnear, esta situação ocorreu por três vezes, tendo sido a última resultado da agitação marítima verificada no dia de ontem. As duas situações anteriores verificaram-se a 26 de junho, com o aumento do caudal do rio, em resultado da pluviosidade, e a 11 de agosto, com o rompimento da barreira de areia de proteção entre a bacia de retenção da foz do Rio Grande e o mar.

Neste momento, em consequência da agitação marítima verificada em todo o país, a praia encontra-se interdita a banhos, sendo a normalidade reposta após a receção do resultado das análises, de acordo com os procedimentos supra referidos.