Saltar para o conteúdo principal

Junta de Freguesia da Ventosa organizou conferência sobre padrões de consumo mais sustentáveis e mudança de hábitos

A Junta de Freguesia da Ventosa organizou no passado dia 22 de março a segunda sessão do ciclo de conferências denominado "Pensar o Glocal", no âmbito do Seminário Internacional de Estudos Globais organizado pelo Centro/Cátedra UNESCO de Estudos Globais da Universidade Aberta, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.

2 min de leitura
Foto: Joaquim Ribeiro
Foto: Joaquim Ribeiro

Na conferência, Sandra Caeiro, professora na Universidade Aberta, falou sobre o tema “Porque é que os padrões do nosso consumo são insustentáveis?”. Segundo a docente, “os estudos dizem que a maior parte das despesas do consumo são das famílias”, ou seja, “80% do consumo responsável pela emissão de gases de estufa resultam da atividade doméstica”. Sandra Caeiro alertou que os limites do planeta estão ultrapassados e se todos vivêssemos de acordo com os padrões de consumo europeus precisávamos de três planetas.

No entender de Sandra Caeiro, somos incentivados a consumir cada vez mais. Por exemplo, os telemóveis e os computadores ficam obsoletos em pouco tempo para que tenhamos de adquirir novos; somos incentivados a usar transporte próprio em vez de transportes públicos, devíamos comer mais vegetais e menos carne e de preferência consumir produtos locais para evitar grandes deslocações de mercadorias.

Para a especialista, há várias soluções: impor restrições ao consumo de recursos, redistribuir rendimentos e empregos, aumentar investimentos ambientais, regular os bancos, aumentar os impostos sobre o consumo de recursos naturais e fomentar a economia circular. A reciclagem tem evoluído muito nos últimos anos e tem de continuar a crescer, na opinião de Sandra Caeiro e as famílias podem ter um papel importante, nomeadamente na substituição de lâmpadas e eletrodomésticos pouco eficientes, levar de casa sacos para as compras, reaproveitar comida para levar para o trabalho, partilhar transporte ou andar mais de bicicleta e a pé.

Na sessão foi ainda apresentado o projeto AgroFloresta, que está a ser implementado na Escola Básica da Ventosa por Ângela Máximo e Sónia Dias.