Saltar para o conteúdo principal

Instalado desfibrilhador automático externo junto ao Posto de Turismo de Óbidos

É o 18º Desfibrilhador Automático Externo (DAE) a ser instalado pelo Município de Óbidos através do Serviço Municipal de Proteção Civil, e está pronto a funcionar, junto ao Posto de Turismo.

3 min de leitura
Imagem ilustrativa: Instalado desfibrilhador automático externo junto ao Posto de Turismo de Óbidos

O equipamento, integrado no Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa (PMDAE), vem reforçar a capacidade de resposta da comunidade em situações críticas, num território que recebe, por dia, cerca de 10 mil visitantes.

“A instalação de mais um DAE no concelho de Óbidos representa um passo significativo no garante da segurança da nossa população - residente e visitante. Com este desfibrilhador, estamos a assegurar que, em caso de necessidade, a comunidade tem ao seu dispor um equipamento que pode fazer a diferença”, salienta Filipe Daniel, presidente do município.

Bruno Duarte, Coordenador Municipal de Proteção Civil, explica que este DAE é, dos 18, o único que está equipado com um sistema que permite o apoio de uma central de emergência. Através de um simples botão, é feita uma chamada telefónica, a partir da qual é possível receber as orientações necessárias para uma utilização correta - e em segurança - do desfibrilhador, até à chegada das equipas de emergência pré-hospitalar. Funciona 24/24 horas, e é bilingue.

O DAE é um dispositivo médico portátil de emergência para uso público. Destina-se a analisar o ritmo cardíaco de uma vítima em paragem cardiorrespiratória, aplicando, se necessário, uma carga elétrica no tórax para restaurar a atividade do coração e restabelecer o seu ritmo normal. Foi concebido para poder ser utilizado por qualquer pessoa, idealmente com formação em Suporte Básico de Vida (SBV).

Além do DAE junto ao Posto de Turismo - local estratégico e de grande afluência - está também disponível, na mesma cabine, um kit de controlo de hemorragias, que inclui materiais essenciais como torniquetes, pensos compressivos, uma tesoura, luvas descartáveis e ligaduras hemostáticas. Este tipo de kit é fundamental para prestar os primeiros socorros em situações de hemorragias graves - como cortes profundos ou ferimentos traumáticos.

Programa municipal de DAE

O Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa (PMDAE) foi implementado pelo Município de Óbidos através do Serviço Municipal de Proteção Civil.

O PMDAE de Óbidos pretende construir uma rede de operacionais formados e certificados, com capacidade para responder a situações de paragem cardiorrespiratória (PCR), na sua proximidade.

A esta altura, encontram-se instalados equipamentos de DAE nos seguintes locais:

- Casa José Saramago - Biblioteca Municipal de Óbidos

- Centro de Saúde de Óbidos

- Complexo Logístico Municipal de Óbidos

- Complexo Escolar do Alvito

- Complexo Escolar do Furadouro

- Complexo Escolar dos Arcos

- Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos

- Auditório Municipal Casa da Música

- Armazéns do Vinho

- Espaço Ó - Gaeiras

- Museu Municipal de Óbidos

- Edifício dos Paços do Concelho

- Piscinas Municipais de Óbidos

- Galeria novaOgiva

- Posto da GNR

- Pavilhão Municipal do Complexo Desportivo (desfibrilhador em cabine de via pública)

- Praça da Criatividade

- Posto de Turismo

Todos os DAE estão munidos de instruções - em formato áudio e escrito. Têm afixado o código do equipamento, assim como o QR Code e o número de telefone direto para o operador que irá mobilizar as equipas de emergência médica necessárias.