Saltar para o conteúdo principal

Iniciativas de abordagem à Censura no Estado Novo a partir do caso do jornal "Badaladas"

No próximo dia 3 de maio, pelas 18h00, vai ter lugar na Biblioteca Municipal de Torres Vedras uma conferência intitulada “Censura e Opinião Pública no Estado Novo – Aproximação ao problema a partir do Badaladas (1948-1974)”, a qual será proferida por Álvaro Costa de Matos (HTC – CFE – NOVA – FCSH).

2 min de leitura
Imagem ilustrativa: Iniciativas de abordagem à Censura no Estado Novo a partir do caso do jornal

Com a realização desta conferência, a qual é organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, pretende-se dar um contributo para a compreensão histórica da política de informação do Estado Novo para a imprensa local e regional.

Relacionado com a realização da referida conferência, também a Biblioteca Municipal de Torres Vedras acolherá, de 30 de abril a 20 de maio, a exposição Censura e Opinião Pública no Estado Novo: o caso do Badaladas (1948-1974).

Baseada em fontes inéditas do arquivo do jornal torriense Badaladas, esta exposição documental procura mostrar que as práticas censórias do Estado Novo à imprensa local e regional tinham duas vertentes, que se complementavam: a repressiva, no sentido de evitar a publicação de opiniões e informações que pudessem perturbar a ordem política e social; e a construtiva, assente na tentativa de formação de um “bloco de opinião nacional”, favorável ao regime.

A exposição Censura e Opinião Pública no Estado Novo: o caso do Badaladas (1948-1974), a qual conta com a curadoria de Álvaro Costa de Matos e é organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras com a parceria institucional do jornal Badaladas e da Hemeroteca Municipal de Lisboa, é inaugurada no dia 30 de abril, pelas 18h00.

Esta iniciativa e a referida conferência integram-se no programa comemorativo da “Revolução dos Cravos” que está a ser promovido pelo Município de Torres Vedras.