Saltar para o conteúdo principal

Exposição «Pela lente da Liberdade» de Eduardo Gageiro até setembro

Foi inaugurada na Paços - Galeria Municipal, no dia 26 de abril último, a exposição denominada «Pela lente da Liberdade», organizada com base no acervo do fotógrafo Eduardo Gageiro que o município torriense adquiriu recentemente. A mostra inclui fotografias, documentos, prémios e equipamentos fotográficos e irá estar patente ao público até ao dia 13 de setembro próximo.

1 min de leitura
Imagem ilustrativa: Exposição «Pela lente da Liberdade» de Eduardo Gageiro até setembro

Designadamente fotografias consideradas “inconvenientes” pelo Estado Novo, por revelarem condições “precárias e indignas” que o país viveu durante o período de vigência desse regime político. Assim como imagens que captou na revolução do 25 de Abril de 1974, ao ser o “primeiro repórter fotográfico” a chegar ao Terreiro do Paço para acompanhar o desenrolar desse acontecimento.

Na inauguração a presidente da Câmara, Laura Rodrigues, recordou que aquela galeria foi inaugurada precisamente no dia 25 de abril de 2003 com uma exposição de Eduardo Gageiro. Já o fotógrafo partilhou com as pessoas ali presentes algumas das histórias por trás das fotos, entre as quais episódios em que foi preso pelas “imagens inconvenientes ao regime”.