Exposição «Pela lente da Liberdade» de Eduardo Gageiro até setembro
Foi inaugurada na Paços - Galeria Municipal, no dia 26 de abril último, a exposição denominada «Pela lente da Liberdade», organizada com base no acervo do fotógrafo Eduardo Gageiro que o município torriense adquiriu recentemente. A mostra inclui fotografias, documentos, prémios e equipamentos fotográficos e irá estar patente ao público até ao dia 13 de setembro próximo.

Designadamente fotografias consideradas “inconvenientes” pelo Estado Novo, por revelarem condições “precárias e indignas” que o país viveu durante o período de vigência desse regime político. Assim como imagens que captou na revolução do 25 de Abril de 1974, ao ser o “primeiro repórter fotográfico” a chegar ao Terreiro do Paço para acompanhar o desenrolar desse acontecimento.
Na inauguração a presidente da Câmara, Laura Rodrigues, recordou que aquela galeria foi inaugurada precisamente no dia 25 de abril de 2003 com uma exposição de Eduardo Gageiro. Já o fotógrafo partilhou com as pessoas ali presentes algumas das histórias por trás das fotos, entre as quais episódios em que foi preso pelas “imagens inconvenientes ao regime”.
Artigos Relacionados

Bombeiros torrienses integraram combate às chamas no norte e centro do país

Convívio de verão em Runa do Núcleo de Torres Vedras da Liga dos Combatentes

Sete entidades culturais do Concelho apoiadas pela 2.ª edição do programa “LVT +Cultura”
