Saltar para o conteúdo principal

Exposição de pinturas de José Ramos "Memórias que ficam" na Paços - Galeria Municipal

Uma exposição de pinturas da autoria do recentemente falecido torriense José Ramos, intitulada Memórias que ficam, vai estar patente na Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras até 13 de setembro.

2 min de leitura
Imagem ilustrativa: Exposição de pinturas de José Ramos

Refira-se que esta mostra convida o público a mergulhar no universo artístico de José Ramos - um universo feito de cores, traços e sentimentos. Simples na forma, mas meticuloso na execução, o seu trabalho revela a dedicação de quase duas décadas a uma arte que foi, acima de tudo, uma extensão da alma.

Artista autodidata, José Ramos nutriu desde cedo uma profunda paixão pela pintura e pelas artes em geral. Essa paixão levou-o também aos palcos, tendo representado, encenado e caracterizado, para além de ter desempenhado funções diretivas em várias coletividades e comissões de festas de Torres Vedras - incluindo a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, instituição a cuja direção pertenceu (inclusivamente como presidente), durante 16 anos.

Em 2006, deu um novo rumo à sua trajetória ao ingressar na Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras. Nesse espaço de partilha e aprendizagem, aprofundou os seus conhecimentos artísticos e passou a lecionar Pintura em Acrílico. Com um especial interesse pelo desenho de figuras, foi desenvolvendo e aperfeiçoando a sua técnica ao longo dos anos. Trabalhando sobretudo com tinta acrílica, mas também com óleo, explorou uma diversidade de temas, sempre com o objetivo de transmitir emoção e sensibilidade em cada obra sua.

Memórias que ficam constitui-se como uma homenagem sentida a um artista que deixou uma obra significativa e um legado que merece ser conhecido e celebrado.