«Dias de Abril» em exposição até meados de junho
O átrio do edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras, sito na Av. 5 de Outubro, tem patente ao público até ao dia 20 de junho próximo a exposição denominada «Dias de Abril», com curadoria de Álvaro Costa de Matos. Que foi inaugurada no dia 24 de abril último.

A mostra pretende “evocar o processo revolucionário português do 25 de Abril de 1974, quando a ditadura do Estado Novo foi derrubada pelo Movimento das Forças Armadas, até 25 de Abril de 1976, data da realização das primeiras eleições legislativas para a Assembleia da República”.
Num registo didático, a mesma revisita os “principais acontecimentos políticos e militares que marcaram esse período, bem como os seus impactos na então vila de Torres Vedras”, segundo explica o curador.
Nela são resgatadas e analisadas as “fontes locais” e a “documentação nacional coeva”, reconstituindo-se desse modo os “ecos dos factos mais relevantes”, num exercício historiográfico que envolve todo o tipo de “fontes e géneros de imprensa”.
No dia da inauguração a presidente da edilidade, Laura Rodrigues, destacou a importância da exposição para a comunidade torriense, “principalmente para os mais jovens, cujo conhecimento é mais longínquo relativamente a estas matérias”, enfatizou.