Cortejo Etnográfico traz tradição a Santa Cruz
A 26.ª edição do Cortejo Etnográfico, uma celebração que recria a vibrante cultura das gentes rurais do concelho de Torres Vedras terá lugar no dia 15 de agosto, e volta a recriar o dia do saloio, uma tradição da Região Oeste, em que as comunidades das zonas rurais vinham até à praia.

Neste cortejo etnográfico estão representados não só os trajes de trabalho, mas também aqueles usados em ocasiões especiais, tais como, casamentos ou o traje domingueiro.
O desfile tem início as 10h00 e os ranchos folclóricos irão percorrer as ruas de Santa Cruz em 2 percursos distintos.
O percurso A terá partida no Parque Municipal de Santa Cruz, e a chegada faz-se junto ao Largo Jaime Baptista da Costa, onde serão feitas as atuações. Será percorrido pelo Rancho Folclórico da Colaria; o Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares da Mugideira; o Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares de Campelos; o Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares do Furadouro e o Rancho Folclórico e Etnográfico Os Camponeses do Varatojo (grupo adulto e infantil).
Por sua vez, o percurso B inicia-se pelas 11h00 junto da Rotunda da Praia da Vigia, seguindo o trajeto até à Praia do Guincho: Avenida do Atlântico – Rua Esteves de Oliveira – Rua José Guimarães Pinheiro – Rua Jerónimo Vilarinho – Rua José Joaquim Machado - Rua Veríssimo – Rua da Azenha – Praia do Guincho. O desfile inclui juntas de vacas, carroças com cavalos e burros. Este percurso será feito pelo Rancho Folclórico e Etnográfico Flores do Oeste, de A dos Cunhados.
A Praia do Guincho será o local onde o evento culmina. Naquela praia decorrerá um desfile conjunto de todos os ranchos folclóricos e uma atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico Flores do Oeste. Após as atuações, a festa continua na praia, com o tradicional almoço, recriando esta tradição e celebração única.
Artigos Relacionados

Inscrições para visitas ao Castelo de Torres Vedras no âmbito do Festival Novas Invasões

Mais atividades do programa “Santa Cruz Verão”

Festival ERMO transforma aldeia da Ermegeira num percurso artístico
