Saltar para o conteúdo principal

Caixa Agrícola incentivou e premiou empreendedorismo jovem

O Centro Pastoral de Torres Vedras foi “palco de ideias brilhantes e projetos inovadores que prometem transformar o futuro” no passado dia 4, com a apresentação dos 12 projetos finalistas da 1ª edição do Concurso de Ideias “Cria o teu futuro”, promovido pela Caixa Agrícola de Torres Vedras.

3 min de leitura
Foto: Eunice Francisco
Foto: Eunice Francisco

No âmbito do programa de empreendedorismo lançado pela Caixa Agrícola nas escolas secundárias do concelho, o concurso contou com cerca de 30 equipas inscritas. Depois de uma seleção inicial dos projetos, as 12 melhores ideias de negócio passaram à final, com base em critérios como inovação, exequibilidade, desenvolvimento da ideia e impacto no território.

Os alunos do Ensino Secundário aceitaram o desafio lançado pela Caixa Agrícola e apresentaram projetos “únicos, que refletem criatividade, visão empreendedora e vontade de fazer a diferença”.

Durante semanas, os jovens dedicaram-se, apostaram tudo na sua criatividade e trabalharam para transformar sonhos em projetos reais, com o apoio dos seus professores. Responderam de forma positiva a esta iniciativa que lhes proporcionou espaço para inovar, acreditando na potencialidade das mentes mais jovens e na sua capacidade de criar “projetos incríveis que podem transformar o futuro”.

Aos que não foram selecionados, a Caixa Agrícola lembra que “empreender não é apenas sobre ganhar. É sobre criar, arriscar e aprender. É sobre encontrar soluções, desafiar limites e nunca desistir”.

O júri do concurso foi constituído por Manuel José Guerreiro, presidente do Conselho de Administração da Caixa Agrícola de Torres Vedras; Francisco Banha, especialista em Empreendedorismo e Educação Financeira; Raquel Luz, responsável da Agência Investir Torres Vedras; Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras; Robisson Franco, empresário da Saúda Alimentos e cliente Caixa Agrícola de Torres Vedras.

Projetos vencedores: Inovação - EcoBox, de Rita Machado, Letícia Lopes e Maria da Costa, da ESCO (Escola Profissional Serviços e Comércio do Oeste). A EcoBox é um equipamento doméstico que permite compostar resíduos orgânicos de forma eficiente e sustentável, transformando-os em fertilizante líquido para plantas. Feito com materiais sustentáveis e tecnologia autónoma, destaca-se pela praticidade, eficiência energética e impacto positivo no ambiente. Impacto no território – Finanças de Bolso, de Guilherme Clemente e Tiago Carvalho, da Escola Profissional de Penafirme, é uma aplicação que permite ajudar jovens entre os 15 e os 30 anos a desenvolver conhecimento de literacia financeira. Com um sistema de planos gratuitos e premium, visa tornar-se uma referência na educação financeira, preparando os jovens para a gestão do seu dinheiro e a tomada de decisões mais conscientes. Desenvolvimento da ideia – LUAX,  de Madalena Matoso, Lara André e Leonor Galhardo, da Escola Secundária Madeira Torres, é um tampão criado para oferecer uma alternativa mais segura e saudável aos produtos menstruais convencionais, sem toxinas, feito com produtos naturais, e que se adapta ao fluxo menstrual de cada mulher. Exequibilidade – Delícias da Taty, de Taynara Miranda, Rodrigo Leonardo e Vitória Maia, da ESCO, um projeto que nasceu do amor pela pastelaria e da vontade de criar um espaço onde cada doce transforma momentos simples em experiências especiais. A marca já conta com uma página de instagram para a comercialização dos produtos e o próximo espaço é a criação de um espaço comercial, onde os clientes podem observar o processo de confeção.

Os quatro vencedores irão agora numa Missão Empreendedora a Dublin, capital irlandesa.