Saltar para o conteúdo principal

Bombarral | Projeto da Quinta Ciência Viva da Pera Rocha apresentado à comunidade

A Quinta da Ciência Viva da Pera Rocha vai nascer no Bombarral, “para ser um espaço educativo, interativo e inspirador, onde ciência, natureza e tradição se encontram”. Foi desta forma que Ricardo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Bombarral, caracterizou o projeto, apresentado à comunidade a 5 de julho.

1 min de leitura
Foto: CMB
Foto: CMB

A Quinta da Ciência Viva da Pera Rocha irá aliar a tradição à inovação, contando, entre outras valências, com um campo de ensaio, um centro de investigação, uma área expositiva, salas de atividades e uma cozinha experimental.

Este é um projeto que vai muito além da valorização de um produto: “É uma afirmação do Bombarral como território de saber, inovação e sustentabilidade”, através do qual a autarquia pretende “aproximar a ciência da comunidade, valorizar o património agrícola e criar pontes entre o saber-fazer dos produtores e a curiosidade dos mais jovens”, explicou o edil bombarralense.

A cerimónia de apresentação pública da Quinta Ciência Viva da Pera Rocha decorreu no local que irá acolher este projeto – as antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho –, e contou com uma degustação de vários produtos que evidenciaram a versatilidade da rainha da fruticultura, bem como de cocktails elaborados pelos alunos do Curso Profissional de Restaurante/Bar do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.

A Quinta Ciência Viva da Pera Rocha resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal do Bombarral, a Ciência Viva e o Rocha Center. É, atualmente, uma das 24 quintas em desenvolvimento no país.