Saltar para o conteúdo principal

Banda e rancho folclórico juntos para espetáculo original

No 32.º aniversário da EMEB (Escola de Música da Enxara do Bispo), concelho de Mafra, foi apresentado um espetáculo musical que se revestiu de alguns aspetos originais e provavelmente inéditos. O evento teve lugar no dia 29 de março no Centro Social Miguel Lourenço, na Enxara dos Cavaleiros, e juntou duas associações da União de Freguesias de Enxara do Bispo, Gradil e Vila Franca do Rosário, a própria banda filarmónica da EMEB e o Rancho Folclórico “Os Hortelões” da Ervideira.

3 min de leitura
Foto: Joaquim Ribeiro
Foto: Joaquim Ribeiro

A ideia foi juntar o som da banda filarmónica com os sons tradicionais do rancho, nomeadamente o acordeão, e “bailar” ao mesmo tempo com coreografias de cariz etnográfico. O concerto, com sala cheia, começou com a banda da EMEB, dirigida pelo maestro Manuel Vigária, interpretando Garrelhas, do compositor Vítor Resende, seguindo-se o tema Selections from Moana, com arranjo de Jay Bocook; e Choral for Trombone and Band, de Ted Huggens, onde sobressaiu o solo de trombone. Esta primeira parte terminou com Balaio, com arranjo de MCV.

Entrou depois a participação do rancho, com o tema Cantares da Beira, com arranjo para banda de Margarida Louro, tendo sido criada uma coreografia própria, original, mas baseada nos passos tradicionais da etnográfica da região saloia, para dançar ao som daquela música, pelo ensaiador dos “Hortelões”, Américo Vidinha.

A seguir o rancho dançou uma “moda” do seu reportório, Desgarrada saloia, e a seguir Tico-tico, a mais conhecida peça do agrupamento folclórico, para a qual a banda fez um arranjo inédito para filarmónica, resultando a originalidade de ver um rancho a dançar não ao som de instrumentos tradicionais de uma tocata mas sim de uma banda de música. O concerto terminou com Innuendo, com arranjo de Lorenzo Bocci.

Tratou-se de um espetáculo de duas associações vizinhas que arriscaram fazer uma experiência diferente, colocando um rancho folclórico a dançar ao som da música de uma banda filarmónica, algo que pareceu estranho no início, mas que depois resultou positivamente.

No concerto participou ainda o Coro EMEB, um grupo coral nascido em 2022 como projeto de inclusão social dos mais idosos e que atualmente tem elementos de todas as idades. É dirigido pela professora Margarida Carlos.

A EMEB nasceu em 1991 na Enxara do Bispo como escola de música e dois anos depois formou-se a banda, então sob a alçada da Junta de Freguesia. Em 1999 a banda passou para a Casa do Povo local e em 2022 foi reestruturada e passou a designar-se Associação EMEB. Atualmente ensaia na sede da Associação Cultural e Desportiva, mas estão em construção instalações próprias para a escola de música, prevendo-se a sua inauguração ainda este ano. O atual maestro, Manuel Vigário, é já um produto do trabalho desenvolvido ao longo destes 32 anos, natural da Enxara do Bispo e que fez o seu percurso musical na EMEB.

O Rancho “Os Hortelões” da Ervideira nasceu em 1969, fundado por Américo Mota Vidinha, tendo já um historial muito rico, com participações em vários festivais no estrangeiro e gravou o CD Vidinha Saloia.