Atividade “Passos em Volta – Águas Públicas”
No passado dia 14 de junho os SMASTV (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras) participaram no evento “Made In Torres Vedras”, proporcionando a atividade “Passos em Volta – Águas Públicas”, uma visita guiada pela cidade de Torres Vedras que revelou curiosidades e histórias ligadas à água que os munícipes torrienses utilizam no dia a dia.

Durante o percurso, que teve início nas antigas instalações de Torres Vedras do Instituto da Vinha e do Vinho, os participantes na atividade passaram por vários pontos cheios de história e significado, nomeadamente:
Pelo reservatório de água da CP, estrutura que servia exclusivamente para abastecer os comboios a vapor, essenciais no transporte ferroviário até meados do século XX.
Por tampas de saneamento, abastecimento e pluvial, símbolos discretos, mas essenciais, das redes subterrâneas da cidade de Torres Vedras.
Pela obra de arte “Rotura”, uma instalação do artista torriense Rogério Abreu que evoca um período de “rotura” na história nacional e que prendeu a atenção dos participantes pela sua analogia às roturas existentes nas redes de abastecimento.
Pela Estação Sobrepressora do Alto da Mina, uma estrutura crucial para assegurar a pressão de água adequada ao abastecimento da zona mais alta da cidade de Torres Vedras.
Pelos locais onde existiram o fontanário e as termas da Fonte Nova, locais emblemáticos da importância da água.
Pelo contador de água de grande dimensão da Escola Secundária Henriques Nogueira, onde se mencionou o sistema de telemetria domiciliária, tecnologia avançada que permite gerir melhor o consumo de água e detetar anomalias.
Pelo edifício do Piquete dos SMASTV, centro de operações que serve de ponto de partida para as intervenções urgentes das equipas técnicas dos SMASTV.
Pelo Chafariz dos Canos, um dos mais antigos chafarizes de Torres Vedras, com origem medieval, onde a água chegava através do Aqueduto de Torres Vedras.
Pelo antigo edifício dos SMASTV, a partir do qual foi, durante décadas, gerido o abastecimento de água e saneamento no concelho de Torres Vedras.
Pelo Aqueduto de Torres Vedras, uma impressionante obra histórica que trouxe água à então vila de Torres Vedras durante séculos.
Muito mais do que uma simples caminhada, a atividade “Passos em Volta – Águas Públicas” constituiu-se como uma celebração da água, da história, da inovação e do papel fundamental dos serviços públicos na nossa comunidade.