Saltar para o conteúdo principal

Atividade “Passos em Volta – Águas Públicas”

No passado dia 14 de junho os SMASTV (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras) participaram no evento “Made In Torres Vedras”, proporcionando a atividade “Passos em Volta – Águas Públicas”, uma visita guiada pela cidade de Torres Vedras que revelou curiosidades e histórias ligadas à água que os munícipes torrienses utilizam no dia a dia.

2 min de leitura
Foto: CMTV
Foto: CMTV

Durante o percurso, que teve início nas antigas instalações de Torres Vedras do Instituto da Vinha e do Vinho, os participantes na atividade passaram por vários pontos cheios de história e significado, nomeadamente:

  • Pelo reservatório de água da CP, estrutura que servia exclusivamente para abastecer os comboios a vapor, essenciais no transporte ferroviário até meados do século XX.

  • Por tampas de saneamento, abastecimento e pluvial, símbolos discretos, mas essenciais, das redes subterrâneas da cidade de Torres Vedras.

  • Pela obra de arte “Rotura”, uma instalação do artista torriense Rogério Abreu que evoca um período de “rotura” na história nacional e que prendeu a atenção dos participantes pela sua analogia às roturas existentes nas redes de abastecimento.

  • Pela Estação Sobrepressora do Alto da Mina, uma estrutura crucial para assegurar a pressão de água adequada ao abastecimento da zona mais alta da cidade de Torres Vedras.

  • Pelos locais onde existiram o fontanário e as termas da Fonte Nova, locais emblemáticos da importância da água.

  • Pelo contador de água de grande dimensão da Escola Secundária Henriques Nogueira, onde se mencionou o sistema de telemetria domiciliária, tecnologia avançada que permite gerir melhor o consumo de água e detetar anomalias.

  • Pelo edifício do Piquete dos SMASTV, centro de operações que serve de ponto de partida para as intervenções urgentes das equipas técnicas dos SMASTV.

  • Pelo Chafariz dos Canos, um dos mais antigos chafarizes de Torres Vedras, com origem medieval, onde a água chegava através do Aqueduto de Torres Vedras.

  • Pelo antigo edifício dos SMASTV, a partir do qual foi, durante décadas, gerido o abastecimento de água e saneamento no concelho de Torres Vedras.

  • Pelo Aqueduto de Torres Vedras, uma impressionante obra histórica que trouxe água à então vila de Torres Vedras durante séculos.

Muito mais do que uma simples caminhada, a atividade “Passos em Volta – Águas Públicas” constituiu-se como uma celebração da água, da história, da inovação e do papel fundamental dos serviços públicos na nossa comunidade.