Atividades do programa municipal "Santa Cruz Verão"
Na zona de Santa Cruz está desde o passado mês de junho a ser desenvolvido um programa de animação estival organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras em conjunto com parceiros locais.

Até setembro o "Santa Cruz Verão" convida a desfrutar do litoral torriense mediante um vasto leque de atividades destinadas a variados públicos e que abrangem diversas áreas (lúdica, cultural, educativa, económica, ambiental e desportiva).
Das próximas atividades desse programa, é de mencionar, em primeiro lugar, algumas de caráter cultural, sendo uma delas o espetáculo Terras de Camões – Cantigas de Amor e bravura, que será levado a cabo por Débora Bessa (flautas de bisel), João Francisco (voz) e Tiago da Neta (guitarra de mão e tiorba), no próximo dia 5 de julho, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Santa Cruz. Refira-se que esse espetáculo, que é uma atividade apoiada pelo Plano Local de Leitura de Torres Vedras, foi criado a partir de excertos de obras de Luís Vaz de Camões que, aliados à música antiga, dão origem a uma nova história de canções de amor e canções de bravura. Poderão assistir ao espetáculo Terras de Camões – Cantigas de Amor e bravura na Biblioteca Municipal de Santa Cruz um máximo de 40 espetadores, devendo os interessados efetuar inscrição prévia, a qual é gratuita, pelo n.º de telefone: 261 933 543; ou pelo email: bibliotecasantacruz@cm-tvedras.pt.
Posteriormente, no dia 11 de julho, também pelas 21h30 e na Biblioteca Municipal de Santa Cruz, será representado pelo Historioscópio - Teatro de Marionetas o espetáculo O Cardume. Poderão assistir a essa apresentação um máximo de 20 crianças (acompanhadas cada uma por um adulto). As inscrições, as quais são gratuitas, devem ser efetuadas nos cinco dias úteis que antecedem a realização da atividade pelos contactos anteriormente mencionados.
Igualmente integrado no “Santa Cruz Verão”, também no dia 11 de julho e a partir das 21h30, as ruas pedonais de Santa Cruz acolherão um concerto itinerante da Sociedade Filarmónica da Ribaldeira. O início do mesmo acontecerá no Parque Municipal de Santa Cruz.
Ainda no mesmo dia, mas ao final da tarde (pelas 18h00), também em Santa Cruz e no âmbito do referido programa, será dinamizada uma visita-guiada à azenha da localidade, na qual adultos e crianças terão oportunidade de ficar a compreender o funcionamento de um moinho de água e o seu papel na vida das comunidades ao longo dos séculos. As inscrições para a participação na atividade, as quais são gratuitas e estão limitadas a um número de 20, devem ser efetuadas até ao dia 10 de julho pelo n.º de telefone: 261 310 484; ou pelo email: museu.servico.educativo@cm-tvedras.pt.
Exclusivamente para o público infantil, o “Santa Cruz Verão” proporcionará na próxima semana três atividades: sessões de leitura em torno dos livros Não, há lobo mau nesta história e Pai, só mais cinco minutos!, as quais acontecerão, respetivamente, nos dias 8 e 10 de julho, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal de Santa Cruz; e uma oficina de construção de moinhos de vento em papel, que se realizará no dia 9 de julho, também pelas 15h00, no Espaço Aguarela. Em cada uma destas atividades pode participar um máximo de 15 crianças, devendo as inscrições, as quais são gratuitas, ser efetuadas nos cinco dias úteis anteriores pelo n.º de telefone: 261 933 543; ou pelo email: bibliotecasantacruz@cm-tvedras.pt.
Já integrado também no Programa Bandeira Azul, será dinamizado nos próximos dias 7, 9 e 11 de julho, pelas 10h30, respetivamente, nas praias de Santa Rita-Norte, da Física e da Foz do Sizandro, a gincana “Restauro da Natureza”. Mais informações sobre esta atividade podem ser obtidas por contacto telefónico (261 314 163 | 261 320 712) ou de email (cea@cm-tvedras.pt).
Igualmente no âmbito da programação do “Santa Cruz Verão”, é de recordar que estão a ser proporcionadas em Santa Cruz caminhadas e corridas com duração de uma hora aos sábados de manhã (pelas 9h30, a partir da Praceta Antero de Quental) e às quartas-feiras ao início da noite (com concentração pelas 21h15, a partir do Largo Jaime Batista da Costa), por meio das iniciativas “Santa Cruz a Mexer” e “Torres Vedras Night Run”, respetivamente.
De referir ainda que atualmente duas exposições integradas no programa municipal de animação estival da zona litoral torriense estão patentes em Santa Cruz. São elas: Santa Cruz Anos 20 (no espaço exterior da Azenha) e Natureza: O Grande Atelier Exterior, da autoria de Artur Homem (no Espaço Aguarela). Esta última mostra estará patente até 9 de julho e será substituída por uma exposição de trabalhos do 5.º Encontro Nacional de Aguarela, o qual se realizará nos próximos dias 5 e 6 de julho no concelho de Torres Vedras (mais exatamente no centro histórico de Torres Vedras, em Runa e na Assenta). A exposição no Espaço Aguarela relativa ao 5.º Encontro Nacional de Aguarela estará patente entre os dias 11 de julho e 21 de agosto.
Mais informações sobre o programa “Santa Cruz Verão” podem ser obtidas no site da Câmara Municipal de Torres Vedras.