Unidos propõe parques infantis inclusivos em todas as freguesias do concelho de Torres Vedras
O Unidos por Torres Vedras propôs na última sessão de Câmara que seja lançado um programa municipal com vista à adaptação e à criação de parques infantis inclusivos em todas as freguesias do concelho, proporcionando zonas de lazer às crianças com necessidades especiais, nomeadamente, com mobilidade reduzida e perturbações do desenvolvimento, adquirindo e instalando equipamentos que sejam tecnicamente concebidos e adaptados aos diversos tipos de necessidades especiais.

Num comunicado de imprensa, o movimento cívico afirma propor “a inclusão de crianças e de pessoas com deficiência através de atividades lúdicas e desportivas e implementar as melhores soluções adaptadas em instalações de lazer, recreio e desportivas são formas de integração que podem e devem ser prosseguidas pela autarquia de forma progressiva, calendarizada, mas determinada.
O Unidos adianta ainda que “importa aumentar a sensibilização pública sobre a acessibilidade e a mobilidade para pessoas com deficiência, em particular das crianças, às instalações de lazer, lúdicas e desportivas – foi também esse o objetivo da proposta do Unidos n.º 10, de 3 de março de 2022, para constituição de um grupo de trabalho para implementar um Programa de Melhoria de Acessos e Mobilidade para pessoas com deficiência e para cidadãos com mobilidade reduzida”.
“A integração de pessoas com deficiência na comunidade é um trabalho de todos”, refere ainda o comunicado, “para o qual importa fazer um esforço contínuo, também de sensibilização pública. Esse esforço é mais relevante ainda quando falamos das crianças, seja na melhoria da acessibilidade, na mobilidade ou na possibilidade de usufruírem de espaços públicos ao ar livre”.
Exemplos com o do parque inclusivo no Parque Salgueiro Maia, em Massamá, Sintra, podem e devem ser seguidos, permitindo a sua utilização por crianças, jovens e todos os que sofrem de alguma deficiência sensorial, cognitiva, física, comunicacional ou social, refere o Unidos. Outro bom exemplo e boa prática que Torres Vedras pode seguir é o do Parque Infantil Inclusivo do Cais do Sodré, em Lisboa, junto ao Mercado da Ribeira, que foi pensado para todas as crianças, promovendo mais oportunidades para todos, e permitindo a todas as crianças brincar em segurança, tendo contado com o apoio da Associação Salvador, que disponibilizou o seu know-how para o desenvolvimento de alguns equipamentos de diversão.